A Influência da Gestão de Projetos na Qualidade de Serviços Prestados no Caixa: Um Projeto Desenvolvido em uma Empresa Varejista.

Autores

  • Lorene Carvalho Bitencourt Uninove
  • Marcos Paixão Garcez Uninove

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v4i1.136

Palavras-chave:

Gestão de Projetos, Qualidade de Serviços, Varejo.

Resumo

Muitas empresas são provocadas a diferenciar-se pela qualidade de seus serviços para atender às expectativas dos clientes. Esse estudo relata o desenvolvimento de um projeto ocorrido em uma empresa varejista brasileira, o qual foi motivado por pesquisas de satisfação com os clientes. O tema é relevante, pois o setor é um dos mais dinâmicos da economia brasileira. O relato apresenta nuances do seu desenvolvimento, a necessidade de utilização de técnicas de gerenciamento de projetos e a busca pelo fomento da cultura de qualidade de serviços. Os resultados sugerem que a satisfação dos clientes pode ser influenciada pela gestão de projetos.

DOI:10.5585/gep.v4i1.136

Biografias Autor

Lorene Carvalho Bitencourt, Uninove

Gestão de Projetos

Marcos Paixão Garcez, Uninove

Gestão de Projetos

Referências

Carpinetti, L. C. R, Miguel, P. A. C., & Gerolamo, M. C. (2011). Gestão da qualidade ISO 9001:2008: princípios e requisitos. (4a ed.). São Paulo: Atlas.

Carvalho, M. M, Paladini, E. P., Bouer, G., Ferreira, J. J. A., Miguel, P. A. C., Samohyl, R. W., & Rotondaro, R. G. (2012). Gestão da qualidade. (2a ed.). Rio de janeiro: Elsevier.

Carvalho, M. M., & Rabechini Jr, R. (2011). Fundamentos em Gestão de Projetos: Construindo Competências para Gerenciar Projetos. (3a ed.). São Paulo: Atlas.

Fosberg, K., Mooz, H., & Cotterman, H. (2005). Visualizing Project Management: models and frameworks for mastering complex systems. (3rd ed.). New York: John Wiley & Sons.

Ika, L. A. (2009). Project Sucess as a topic in project management journals. Project Management Journal, 40 (4), pp. 06-19.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE]. Pesquisa Mensal de Comércio. Recuperado em 15 de outubro de 2012, de ftp://ftp.ibge.gov.br/Comercio_e_Servicos/Pesquisa_Mensal_de_Comercio/Fasciculo_Indicadores_IBGE/pmc_201208caderno.pdf

Juran, J. M. (2011). A Qualidade desde o projeto: novos passos para o planejamento da qualidade em produtos e serviços. São Paulo: Cengage Learning.

International Standard. (2003). ISO 10006. Quality management systems – Guidelines for quality management in projects. (2nd ed.). Geneva: ISO Copyright office.

Kerzner, H. (2011). Gerenciamento de Projetos: uma abordagem sistêmica para planejamento, programação e controle. (10a Ed. rev.). São Paulo: Editora Blucher.

Lovelock, C., Wirtz, J., Hemzo & M. A. (2011). Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e estratégia. (7a ed). São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Mattar, F. N. (2011). Administração de varejo. Rio de Janeiro: Elsevier.

Miguel, P. A. C. (2009). QFD no desenvolvimento de novos produtos: um estudo sobre a sua introdução em uma empresa adotando a pesquisa-ação como abordagem metodológica. Produção, 19 (1), pp. 105-128.

Pinto, S. H. B, & Carvalho, M. M. (2006). Implementação de programas de qualidade: Um survey em empresas de grande porte no Brasil. Gestão&Produção. 13 (2), pp.191-203

Piscopo, M. R., João, B. do N., & Thamhain, H. J. (2012). The value net, the Delta model, and the aeronautics industry. Revista Ibero-Americana de Estratégia, 11(2), 5–33.

Prietro, V. C., Prietro, E., & Carvalho, M. M. (2005). Implementação de Sistemas da Qualidade: uma visão por projetos. XII Simpósio de Engenharia de Produção. Bauru, São Paulo, SP.

Project Management Institute [PMI]. (2008). A Guide to the project management body of knowledge (PMBoK Guide) (4rd ed.). Newtown Square: Four Campus Boulevard.

Rinaldi, J. G. S. (2007). A Importância da Rapidez de Atendimento nos Caixas de Supermercados: um estudo de caso utilizando um modelo analítico de filas com trocas. Tese de doutorado, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil. Disponível: http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_arquivos/neto@200.136.241.56/1/TDE-2007-11-28T07:26:48Z-1650/Publico/TeseJGSR.pdf

Shenhar, A. J., & Dvir, D. (2010). Reinventando Gerenciamento de Projetos: A abordagem Diamante ao crescimento e inovação bem–sucedidos. São Paulo: M.Books.

Thiollent, M. (2009). Pesquisa-ação nas organizações. (2a ed.). São Paulo: Atlas.

Publicado

2013-04-30

Como Citar

Bitencourt, L. C., & Garcez, M. P. (2013). A Influência da Gestão de Projetos na Qualidade de Serviços Prestados no Caixa: Um Projeto Desenvolvido em uma Empresa Varejista. Revista De Gestão E Projetos, 4(1), 224–241. https://doi.org/10.5585/gep.v4i1.136

Edição

Secção

Relatos Técnicos