Laboratórios de inovação no setor público em perspectiva comparada: uma análise exploratória entre Brasil e Espanha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v13i2.21792

Palavras-chave:

Experimentação, Governo experimental, Inovação, Modernização da administração pública, Políticas públicas experimentais

Resumo

O objetivo deste artigo é comparar concepções de inovação e características de dois laboratórios do setor público, um de governo, no Brasil, e um social, na Espanha. Para tanto, empregou-se abordagem qualitativa a partir de documentos e entrevistas de roteiros semiestruturados, com três participantes que ocupavam cargos de coordenação e direção desses laboratórios, para aprofundar suas percepções sobre o modus operandi dessas organizações. Os dados foram analisados de forma interpretativa categorial com suporte do software WebQDA. Como principais resultados, enquanto convergências, verificou-se que os laboratórios analisados são espaços de inovação que concentram seu trabalho em métodos de experimentação e mudança radical. Observou-se que, embora os laboratórios tenham focos distintos (inovação organizacional e social), estes possuem um ponto comum que é a criação de valores para os cidadãos, os quais ocorrem de modo direto ou indireto. Ambos os laboratórios têm papel fundamental na formação de ideias para resolver problemas sociais e político-administrativos cotidianos, especialmente em um contexto pós-pandêmico.

Biografias Autor

Antonio Vagner Almeida Olavo, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professor Assistente I e atual coordenador do Curso Bacharelado em Administração do Instituto de Natureza e Cultura (INC) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Membro dos Grupos de Pesquisas: Gestão Produtiva da Região da Tríplice Fronteira do Alto Solimões (UFAM); Estudos Organizacionais (UFAM) e; Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos - GDTeC (UFV). Cursou Mestrado em Administração na Universidade Federal de Viçosa - UFV, É Graduado em Administração pela Faculdade de Castanhal (FCAT/PA) e especialista em Ead e Novas Tecnologias pela Faculdade da Lapa (FAEL/PR) e Gerenciamento de Projetos pela Faculdade Dom Bosco (FDB/PR). Pesquisador nas áreas de Administração pública, Empreendedorismo e inovação no setor público e privado e Novas Tecnologias aplicada a educação.

Gonzalo Pardo Beneyto, Universitat de València

Doutorado em Direito pela Universidad de Alicante(2018). Atualmente é Professor Associado da Universidad de Alicante. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública,

Carmen Pineda Nebot, grupo CLACSO

Licenciatura em ciências políticas e administração - Universidade Autónoma de Madrid (1997) e uma licenciatura em Direito - Universidade Complutense de Madrid (1980). Tenho experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Ciência da Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: governança, participação cidadã, governo local, orçamento público e administração pública.

Magnus Luiz Emmendoerfer, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Pos-doutor em Administração Pública, Universidade do Minho, e em Turismo, Universidade do Algarve, Portugal. Doutor em Ciencias Humanas: Sociologia e Politica, UFMG. Administrador e Mestre em Administracao pela UFSC. Professor Associado no Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Vicosa (UFV) com atuação no Programa de Pos-graduação em Administração - Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado com concentração em Administração Publica, onde foi Coordenador e membro do Conselho Administrativo do Inst. Políticas Públicas e Des. Sustentável - IPPDS (2016-19). Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) - CNPq. Presidente da Sociedade Brasileira de Administração Pública - SBAP (2018-2020) e membro do Camara de Assessoramento em Politicas Publicas da FAPEMIG (2018-2020). Foi Representante Estadual da ANGRAD - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administracao em Minas Gerais (2015-17) e coordenador do curso de graduação em Administração, UFV (2009-2011). No Ensino Superior, é docente há 18 anos, com atuação na modalidade EaD, no curso de graduação em Administração pela UAB (2007-2010) e foi Coordenador do Curso Lato Sensu em Gestão Pública Municipal, modalidade EaD, do PNAP-UAB (2013-2014). Atua como Avalidor de cursos superiores pelo INEP desde 2006. Na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Administração ? ANPAD, foi membro do Comitê da Divisão Acadêmica de Ensino e Pesquisa (2013-2014), e líder de tema sobre Casos para Ensino (2011-2012). Foi orientador de projeto FUNARBEN/UFV (2011-2012) sobre ?O método de caso para ensino como tecnologia educacional de desenvolvimento de habilidades gerenciais em sala de aula?. Possui publicações em artigos, livros e prêmios sobre o tema Ensino. Leciona desde 2006 a disciplina de Gestão do Trabalho Humano nas Organizações I e II (ADM 332 / 333) em que os temas Aprendizagem e Educação são tratados para a formação do profissional de Administração. Professor visitante nas Universidades de Breda e Tilburg (Holanda), Minho, Algarve e Évora (Portugal). Líder do Grupo Extensionista de Pesquisa/CNPq em Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTeC) do Núcleo de Administração e Políticas Públicas (NAP2). Membro efetivo nos Grupos de Pesquisa: COGITO - Conhecimento, Organizacao e Turismo; N+APGS - Nucleo de Administração Pública, Governo e Sociedade. Membro de organizações cientificas como ANPAD, SBAP, ANPTUR - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Turismo, RGS - Rede de Pesquisadores em Gestão Social e REDETEG - Rede Iberoamericana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança. Já foi membro da International Association of Time Uses Research, International Public Policy Association e Sociedade Brasileira de Sociologia. Foi Bolsista de Excelencia de Qualidade em Pesquisa da Fundação Arthur Bernardes - FUNARBE (2011-13). Foi Idealizador e Coordenador do Programa e do Projeto de Extensão Universitária SuperAção Junior: Movimento Empresa Junior (MEJ) na UFV (2006-15). Coordenador da Central de Empresas Juniores (CEMP) do Centro de Desenvolvimento Tecnológico de Viçosa - CENTEV (2008-14. Membro de Conselho Editorial e Parecerista de Revistas e Eventos Tecnico-Cientificos Qualis/CAPES. Tem interesse em: a) Empreendedorismo e Inovação no Setor Publico; b) Gestao e Politicas Publicas de Turismo (Criativo); c) Territórios, Economia e Organizações Criativas; d) Gestao de Pessoas e Relações de Trabalho; e) Métodos de Pesquisa Qualitativos e Casos para o Ensino.

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Publicado

2022-07-21

Como Citar

Almeida Olavo, A. V., Pardo Beneyto, G., Nebot, C. P., & Emmendoerfer, M. L. (2022). Laboratórios de inovação no setor público em perspectiva comparada: uma análise exploratória entre Brasil e Espanha. Revista De Gestão E Projetos, 13(2), 89–115. https://doi.org/10.5585/gep.v13i2.21792

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Artigos