Public sector innovation laboratories in a comparative perspective: an exploratory analysis between Brazil and Spain

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v13i2.21792

Keywords:

Experimentation, Experimental government, Innovation, Modernization of public administration, Experimental public policies

Abstract

The purpose of this article is to compare the conceptions of innovation and the characteristics of two public sector laboratories, one of the government in Brazil and another social in Spain. In this sense, the qualitative approach was applied through documents and interviews with semi-structured scripts with three managers of these laboratories to deepen their perceptions about the modus operandi of these organizations. The data were analyzed in a categorial interpretative way with the support of the WebQDA software. As main results, while convergences, it was found that the analyzed laboratories are spaces of innovation that focus their work on methods of experimentation and radical change. It was observed that although the laboratories have different focuses (organizational and social innovation), they present a common point, which is the creation of values for citizens that occur directly or indirectly. Both laboratories have a fundamental role in forming ideas to solve everyday social and political-administrative problems, especially in a post-pandemic context.

 

 

Author Biographies

Antonio Vagner Almeida Olavo, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professor Assistente I e atual coordenador do Curso Bacharelado em Administração do Instituto de Natureza e Cultura (INC) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Membro dos Grupos de Pesquisas: Gestão Produtiva da Região da Tríplice Fronteira do Alto Solimões (UFAM); Estudos Organizacionais (UFAM) e; Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos - GDTeC (UFV). Cursou Mestrado em Administração na Universidade Federal de Viçosa - UFV, É Graduado em Administração pela Faculdade de Castanhal (FCAT/PA) e especialista em Ead e Novas Tecnologias pela Faculdade da Lapa (FAEL/PR) e Gerenciamento de Projetos pela Faculdade Dom Bosco (FDB/PR). Pesquisador nas áreas de Administração pública, Empreendedorismo e inovação no setor público e privado e Novas Tecnologias aplicada a educação.

Gonzalo Pardo Beneyto, Universitat de València

Doutorado em Direito pela Universidad de Alicante(2018). Atualmente é Professor Associado da Universidad de Alicante. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública,

Carmen Pineda Nebot, grupo CLACSO

Licenciatura em ciências políticas e administração - Universidade Autónoma de Madrid (1997) e uma licenciatura em Direito - Universidade Complutense de Madrid (1980). Tenho experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Ciência da Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: governança, participação cidadã, governo local, orçamento público e administração pública.

Magnus Luiz Emmendoerfer, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Pos-doutor em Administração Pública, Universidade do Minho, e em Turismo, Universidade do Algarve, Portugal. Doutor em Ciencias Humanas: Sociologia e Politica, UFMG. Administrador e Mestre em Administracao pela UFSC. Professor Associado no Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Vicosa (UFV) com atuação no Programa de Pos-graduação em Administração - Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado com concentração em Administração Publica, onde foi Coordenador e membro do Conselho Administrativo do Inst. Políticas Públicas e Des. Sustentável - IPPDS (2016-19). Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) - CNPq. Presidente da Sociedade Brasileira de Administração Pública - SBAP (2018-2020) e membro do Camara de Assessoramento em Politicas Publicas da FAPEMIG (2018-2020). Foi Representante Estadual da ANGRAD - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administracao em Minas Gerais (2015-17) e coordenador do curso de graduação em Administração, UFV (2009-2011). No Ensino Superior, é docente há 18 anos, com atuação na modalidade EaD, no curso de graduação em Administração pela UAB (2007-2010) e foi Coordenador do Curso Lato Sensu em Gestão Pública Municipal, modalidade EaD, do PNAP-UAB (2013-2014). Atua como Avalidor de cursos superiores pelo INEP desde 2006. Na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Administração ? ANPAD, foi membro do Comitê da Divisão Acadêmica de Ensino e Pesquisa (2013-2014), e líder de tema sobre Casos para Ensino (2011-2012). Foi orientador de projeto FUNARBEN/UFV (2011-2012) sobre ?O método de caso para ensino como tecnologia educacional de desenvolvimento de habilidades gerenciais em sala de aula?. Possui publicações em artigos, livros e prêmios sobre o tema Ensino. Leciona desde 2006 a disciplina de Gestão do Trabalho Humano nas Organizações I e II (ADM 332 / 333) em que os temas Aprendizagem e Educação são tratados para a formação do profissional de Administração. Professor visitante nas Universidades de Breda e Tilburg (Holanda), Minho, Algarve e Évora (Portugal). Líder do Grupo Extensionista de Pesquisa/CNPq em Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTeC) do Núcleo de Administração e Políticas Públicas (NAP2). Membro efetivo nos Grupos de Pesquisa: COGITO - Conhecimento, Organizacao e Turismo; N+APGS - Nucleo de Administração Pública, Governo e Sociedade. Membro de organizações cientificas como ANPAD, SBAP, ANPTUR - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Turismo, RGS - Rede de Pesquisadores em Gestão Social e REDETEG - Rede Iberoamericana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança. Já foi membro da International Association of Time Uses Research, International Public Policy Association e Sociedade Brasileira de Sociologia. Foi Bolsista de Excelencia de Qualidade em Pesquisa da Fundação Arthur Bernardes - FUNARBE (2011-13). Foi Idealizador e Coordenador do Programa e do Projeto de Extensão Universitária SuperAção Junior: Movimento Empresa Junior (MEJ) na UFV (2006-15). Coordenador da Central de Empresas Juniores (CEMP) do Centro de Desenvolvimento Tecnológico de Viçosa - CENTEV (2008-14. Membro de Conselho Editorial e Parecerista de Revistas e Eventos Tecnico-Cientificos Qualis/CAPES. Tem interesse em: a) Empreendedorismo e Inovação no Setor Publico; b) Gestao e Politicas Publicas de Turismo (Criativo); c) Territórios, Economia e Organizações Criativas; d) Gestao de Pessoas e Relações de Trabalho; e) Métodos de Pesquisa Qualitativos e Casos para o Ensino.

References

Abrahamson, E. (1991). Managerial fads and fashions: The diffusion and rejection of innovations. Academy of management review, 16(3), 586-612, 1991. https://doi.org/10.2307/258919

Acevedo, S. & Dassen, N. (2016). Innovation for better management: The contribution of public innovation labs. IDB Technical Note.

Caramani, D. (2009). Introduction to the comparative method with Boolean Algebra. SAGE Publications.

Cardoso, C.S., de Queiroz, D., Zabdiele, M., Fernandes, R. & Ney, F. R. (2019). Contributions and Limits to the Use of Softwares to Support Content Analysis Clara. In A.P. En Costa, L. Paulo, A. Moreira (eds.), Computer Supported Qualitative Research (pp. 12-21). Cham: Springer.

Cavalcante, P., Goellner, I. D. A., & Magalhães, A. G. (2019). Perfis e características das equipes e dos laboratórios de inovação no Brasil. In P. Cavalcante (Org.), Inovação e Políticas Públicas: superando o mito da ideia (pp. 315-339). Enap/ Ipea.

Cavalcante, P. & Cunha, B. Q. (2017). É preciso inovar no governo, mas por quê?. In P. Cavalcante, M. Camões, B. Cunha, & W. Severo (Orgs.), Inovação no setor público: teoria, tendências e casos no Brasil (pp. 15-32). Enap/Ipea.

Costa, A. P. (2016). Cloud Computing em Investigação Qualitativa: Investigação Colaborativa através do software webQDA. Fronteiras, 5(2), 153–161. https://doi.org/10.21664/2238-8869.2016v5i2.p153-161

Criado, J. I., Dias, T. F., Sano, H., Rojas-Martín, F., Silvan, A., & Filho, A. I. (2020). Public Innovation and Living Labs in Action: A Comparative Analysis in post-New Public Management Contexts. International Journal of Public Administration, 1-14. https://doi.org/10.1080/01900692.2020.1729181

Criado, J. I., Rojas-Martín, F. Rancisco & Silván, A. (2017). Laboratórios de Innovación Para Cambiar La Gestión Pública: Análisis Del Caso NOVAGOB. LAB. Revista de Gestión Pública, 6(1), 19-42. https://doi.org/10.22370/rgp.2017.6.1.2214

Cunha, B. Q. (2017). Uma análise da construção da agenda de inovação no setor público a partir de experiências internacionais precursoras. In P. Cavalcante; M. Camões, B. Cunha & W. Severo (Orgs.), Inovação no setor público: teoria, tendências e casos no Brasil (pp. 43-59). Enap/ Ipea.

Da Silva Junior, A. C.; Emmendoerfer, M. L.; Tavares, B.; Olavo, A. V. A. (2021). Novas Formas Organizacionais no Setor Público: os Laboratórios de Inovação de Governo sob a Ótica da Teoria Neoschumpeteriana. Navus: Revista de Gestão e Tecnologia, 11(1), 65-78. https://doi.org/10.22279/navus.2021.v11.p01-13.1470

Della Porta, D. (2013). Análisis comparativo: la investigación basada en casos frente a la investigación basada en variables. In D. Della Porta & M. M. Keating, Enfoques y metodología en Ciencias Sociales. Un enfoque pluralista. (pp.211-236). Akal.

Emmendoerfer, M. L., Olavo, A. V. A. & Carvalho Junior, J. R. A. (2019). Laboratórios de Inovação e a Questão de sua Introdução em Organizações Públicas. Anais do EnANPAD - XLIII Encontro da ANPAD. ANPAD, 2019.

Emmendoerfer, M. L. (2019). Inovação e Empreendedorismo no Setor Público. ENAP.

Feitoza, M. A. M. (2018). Laboratório de inovação: proposição de um modelo para a gestão central da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). [Dissertação de Mestrado Profissional em Administração Pública, da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas].

Ferrarezi, E., Mendonça, L. K., Metello, D. G., & Bonduki, M. (2019). Design etnográfico e imersão ágil: experimentos em projetos do Laboratório de Inovação em Governo. In P. Cavalcante (Org.), Inovação e Políticas Públicas: superando o mito da ideia (pp. 137-156). Enap/Ipea.

Ferrarezi, E. & Lemos, J. (2018). Imersão ágil: checagem de realidade em políticas públicas-Relato de aplicação da metodologia em projeto da Enap. ENAP.

Ferrarezi, E., Lemos, J. & Brandalise, I. (2018). Experimentação e novas possibilidades em governo: aprendizados de um laboratório de inovação. ENAP: Brasília, DF, Brasil. ENAP.

Gnova. Quem Somos: Muito prazer, somos o Gnova. http://gnova.enap.gov.br/pt/sobre/quem-somos

Herranz, C., Escudero, R. D., Muelas, D., & Saulière, S. (2019). Estrategias en Comunidades y Redes Sociales Digitales para Fomentar las Prácticas Participativas. GIGAPP Estudios Working Papers, 6(111-115), 28-48.

Kauark, F. S., Manhães, F. C. & Medeiros, C. H. (2010). Metodologia da pesquisa: guia prático. Via Litterarum.

Klumb, R. & Hoffmann, M. G. (2016). Inovação no setor público e evolução dos modelos de Administração Pública: O caso do TRE-SC. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, 21 (69). http://dx.doi.org/10.12660/cgpc.v21n69.53902

Metello, D. G. (2018). Design Etnográfico em Políticas Públicas. ENAP.

Meyer, J. W. & Rowan, B. (1977). Institutionalized organizations: Formal structure as myth and ceremony. American journal of sociology, 83(2), 340-363.

Michelini, J. J. & Méndez, R. 2013). Creative industries, spatial contrasts and urban governance in Madrid. GOT - Geography and Spatial Planning Journal, 3,143–170. http://10.17127/got/2013.3.007

Morlino, L. (1994). Problemas y opciones en la comparación. In G. Sartori & L. Morlino (Orgs), La comparación en las ciencias sociales (pp. 13-28). Alianza.

Mulgan, G. (2014). The radical’s dilemma: an overview of the practice and prospects of Social and Public Labs. Nesta.

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico – OECD. (2015). The Innovation Imperative in the Public Sector: Setting an Agenda for Action. OECD Publishing, Paris. https://doi.org/10.1787/9789264236561-en

Osborne, D. & Gaebler, T. (1995). Reinventando o governo: como o espírito empreendedor está transformando o setor público (5a. ed.). MH Comunicação.

Papageorgiou, K. (2017). Labs for social innovation. ESADE Ramon Llull University.

Pardo Beneyto, G. (2018). La modernización de la administración local municipal: La innovación y la reingeniería de procesos en los ayuntamientos de Alicante y València (2001-2016). [Tese de Doutorado em Direito, Universitat d'Alacant-Universidad de Alicante].

Rogers, E. M. (1995). Diffusion of Innovations. Free Press.

Șandor, S. D. (2018). Measuring public sector innovation. Transylvanian Review of Administrative Sciences, 14(54), 125-13. http://dx.doi.org/10.24193/tras.54E.8

Sano, H. (2020). Laboratórios de inovação no setor público: mapeamento e diagnóstico de experiências nacionais. Enap.

Schuurman, D. & Tõnurist, P. (2017). Innovation in the Public Sector: Exploring the Characteristics and Potential of Living Labs and Innovation Labs. Technology Innovation Management Review, 7(1). http://doi.org/10.22215/timreview/1045

Selloni, D., Staszowski, E. D., Bason, C., Schneider, A. & Findeiss, A. (2013). Gov innovation labs: Constellation 1.0. New York City. http://nyc.pubcollab.org/public-innovation-places

Silva-Junior, A. C.; Emmendoerfer, M. L.; Tavares, B.; Olavo, A. V. A. (2021). Novas Formas Organizacionais no Setor Público: os Laboratórios de Inovação de Governo sob a Ótica da Teoria Neoschumpeteriana. Navus: Revista de Gestão e Tecnologia, 11(1), 65-78. https://doi.org/10.22279/navus.2021.v11.p01-13.1470

Silva, G. H. T. D. & Medeiros, C. (2019). Jogo da regulação: gamificação e design thinking para gerar empatia e experiências de aprendizagem no ambiente regulatório. In P. Cavalcante (Org.), Inovação e Políticas Públicas: superando o mito da ideia (pp. 409-427). Enap/Ipea.

Sørensen, E. & Torfing, J. (2010). Collaborative innovation in the public sector: An analytical framework. Ritsumeikan Hogaku, 330(2), 209-236.

Tamura, G. F. C., Shigaki, L., Clemes, M., & Salm, V. (2019). A Coprodução na prática: relato de caso do programa de inovação interinstitucional HubGov. In P. Cavalcante (Org.), Inovação e Políticas Públicas: superando o mito da ideia (pp. 67-80). Enap/Ipea.

Tõnurist, P; Kattel, R; & Lember, V. (2015). Discovering innovation labs in the public sector. The Other Canon, Foundation and Tallinn University of Technology Working Papers in Technology Governance and Economic Dynamics, TUT Ragnar Nurkse School of Innovation and Governance.

Vidal, J. P. (2017). La innovación en la gestión pública. Catarata.

Villar A. R. (2011). La significación del MediaLab en Iberoamérica. TRIM: Revista de investigación multidisciplinar, 3, 105-117.

Wascher, E., Hebel, F., Schrot, K. & Schultze, J. (2018). Social Innovation Labs: A starting point for social innovation. TU Dortmund University.

Westley, F., Laban, S.; Rose, C.; McGowan, K.; Robinson, K.; Tjornbo, O. & Tovey, M. (2015). Social innovation lab guide. The Rockefeller Foundation.

Werneck, C., Ferrarezi, E., Brandalise, I., Vaqueiro, L., & Bonduki, M. (2020). Ciclos de vida de laboratórios de inovação pública. Enap/SMIT

Williamson, B. (2014). Knowing public services: Cross-sector intermediaries and algorithmic governance in public sector reform. Public Policy and Administration, 29(4), 292-312. https://doi.org/10.1177/0952076714529139

Williamson, B. (2015). Testing governance: the laboratory lives and methods of policy innovation labs. Stirling

Published

2022-07-21

How to Cite

Almeida Olavo, A. V., Pardo Beneyto, G., Nebot, C. P., & Emmendoerfer, M. L. (2022). Public sector innovation laboratories in a comparative perspective: an exploratory analysis between Brazil and Spain. Revista De Gestão E Projetos, 13(2), 89–115. https://doi.org/10.5585/gep.v13i2.21792