As competências de gestores de projetos que atuam com métodos ágeis e tradicionais: um estudo comparativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v12i1.17534

Palavras-chave:

Competências, Metodologias de Gerenciamento de Projetos, Metodologias Ágeis, Liderança de Projetos.

Resumo

O mundo está se transformando rapidamente, forçando organizações a adaptarem seus processos para conseguir responder com agilidade a essas mudanças constantes. No cenário de gerenciamento de projetos, novas metodologias estão cada vez mais presentes, trazendo uma abordagem mais ágil e enxuta. Nesse contexto, o gerente de projetos com autoridade formal sobre a equipe está aos poucos dando lugar a um líder que atua mais como um facilitador, removendo obstáculos e promovendo a colaboração e o aprendizado contínuo. Assim, o objetivo deste artigo consiste em comparar as competências consideradas mais importantes para um gestor de projetos que atua predominantemente com metodologias Tradicionais e o líder de projetos que utiliza abordagens Ágeis. Para tal, foi realizada uma survey, utilizando um questionário online, submetido a profissionais que atuam em projetos. As 142 respostas válidas recebidas foram submetidas a análises estatísticas paramétricas por meio de análise de correspondência e de perfis, bem como não paramétricas, utilizando o método de coeficiente de correlação de postos de Kendall.  As cinco competências consideradas mais importantes foram as mesmas para os dois grupos, mas ordenadas de maneira distinta. São elas: Integridade e Confiabilidade Pessoal, Comunicação Pessoal, Trabalho em Equipe, Estratégia e Relacionamentos e Engajamento. As análises estatísticas não permitiram concluir categoricamente que existem diferenças na percepção de importância das competências pelos profissionais que trabalham com metodologias Ágeis e Tradicionais, abrindo uma discussão bastante promissora sobre a maneira como essas novas abordagens estão sendo incorporadas pelas organizações e percebidas por seus profissionais.

Biografias Autor

Maria Paula Novakoski Perides, FEA-USP

Doutranda em Administração na Universidade de São Paulo

Erika Borgonovo Barrote, FEA-USP

Mestranda em Administração na Universidade de São Paulo

Roberto Sbragia, FEA-USP

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo

Pós-doutor em Ciências de Engenharia e Gestão pelo Instituto Tecnológico da Universidade  Northwestern (EUA) 

Professor Titular do Departamento de Gestão da Faculdade de Economia, Negócios e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP)

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Publicado

2021-03-11

Como Citar

Perides, M. P. N., Barrote, E. B., & Sbragia, R. (2021). As competências de gestores de projetos que atuam com métodos ágeis e tradicionais: um estudo comparativo. Revista De Gestão E Projetos, 12(1), 11–38. https://doi.org/10.5585/gep.v12i1.17534

Edição

Secção

Artigos