Gestão de projetos: A competitividade dos bancos tradicionais que utilizam as práticas ágeis no desenvolvimento de projetos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/gep.v15i3.26715

Palavras-chave:

Práticas ágeis, Banco tradicional, Gestão de projetos, Banco Mobile

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar e comparar a transição de metodologias em gestão de projetos em uma organização bancária, incorporando práticas ágeis. Compreende-se, nesse estudo, que os bancos que já nascem em uma estrutura digital teriam vantagens competitivas na implementação de novas metodologias, frente a bancos considerados tradicionais que, por vezes, estão na transição de metodologias de projetos preditivas para propostas mais ágeis. O fenômeno pesquisado é facilmente observado nas práticas de gestão em projetos, em canais digitais que evoluem de acordo com a necessidade dos clientes em relação a um mundo cada vez mais tecnológico. Por meio de uma pesquisa quali-quantitativa, na forma de um estudo de caso, esta pesquisa foi dividida em duas fases que utilizaram: (1) entrevista semiestruturada com gestores de projetos e (2) questionários com os desenvolvedores de projetos. Observou-se o emprego de práticas que entregam mais velocidade, adaptabilidade e competitividade aos bancos tradicionais frente à incorporação de tecnologias mobile. A pesquisa aponta que, no banco estudado, existe a utilização de práticas ágeis mesclada com práticas das metodologias preditivas. Entretanto, seu uso difere entre o grupo de desenvolvedores e o grupo de gestores, caracterizando um modelo híbrido de gestão de projetos.

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Biografia do Autor

Aline Parreira Faria de Lacerda, Federal Center for Technological Education of Minas Gerais

Graduada em Administração de empresas

Ítalo Brener de Carvalho, Federal Center for Technological Education of Minas Gerais

Docente no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFETMG no eixo de Empreendedorismo e Estratégia. Doutor em Administração CEPEAD/UFMG, linha de Estratégia, Mercadologia e Inovação. Mestre em Administração e Negócios Internacionais, Northumbria University, Inglaterra. Especialista em Gestão Empresarial - FAGEN/UFU. Bacharel em Administração com ênfase em Comércio Exterior. Mais de 15 na atuação docente em Instituições de Ensino Superior privadas e públicas. Experiência com gestão Institucional de curso: Coordenador de Curso, Membro de Comissões Coordenadoras, Conselho de Ética, Núcleo Docente Estruturante, Acompanhamento da Avaliação ENADE, Projeto pedagógico e Reforma Curricular. É avaliador de cursos do INEP. Realiza pesquisas no Núcleo de Estudos e Estratégias de Comunicação Integrada de Marketing e Turismo (NEECIM-Tur-UFMG) e coordena o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas em Cidades Inteligentes, Tecnológicas, Inovativas, Empreendedoras e Sustentáveis (CITIES-CEFETMG). Publicou mais de 20 artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais nos últimos 5 anos com as temáticas de Educação e Estratégias relacionadas à Negócios Internacionais, Marketing de Serviços, Comportamento Consumidor, City Marketing e Smart Cities. (Texto informado pelo autor)

Vera de Sales Martins, Federal Center for Technological Education of Minas Gerais

Mestre em Administração

Paulo Fernandes Sanches Junior, Federal Center for Technological Education of Minas Gerais

Doutor em Engenharia Civil

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Publicado

2024-12-09

Como Citar

Lacerda, A. P. F. de, Carvalho, Ítalo B. de, Martins, V. de S., & Sanches Junior, P. F. (2024). Gestão de projetos: A competitividade dos bancos tradicionais que utilizam as práticas ágeis no desenvolvimento de projetos. Revista De Gestão E Projetos, 15(3), 597–624. https://doi.org/10.5585/gep.v15i3.26715

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