O Processo de Comunicação no Projeto PROFISCO/RN
DOI:
https://doi.org/10.5585/gep.v3i3.80Palavras-chave:
Comunicação, Gerenciamento de Projetos, PROFISCO/RN.Resumo
O presente trabalho aborda o processo de comunicação no PROFISCO/RN, destacando a importância do gerenciamento de projetos e a aplicação desta ferramenta na administração pública. Teve como objetivos identificar o processo de comunicação existente no projeto PROFISCO/RN e analisar o plano de comunicação a ser aplicado. Em uma abordagem de pesquisa descritiva, com base em material bibliográfico, apresenta conceitos inerentes a gerenciamento e comunicação de projetos, enquanto busca a aplicação prática a partir da observação de caso particular no RN. O gerenciamento das comunicações do projeto refere-se aos processos necessários para assegurar que as informações sejam geradas e distribuídas de maneira oportuna e apropriada. O plano de comunicação em um projeto assume um papel essencial no acompanhamento das ações adotadas no projeto com vista a atingir seus objetivos. O PROFISCO/RN apresenta-se na fase iminente de execução, tendo como base o planejamento das ações e a programação financeira especificados. Os pesquisadores percebem a ausência de um plano de comunicação formal, embora implícitas ações de comunicação a serem adotadas ao longo da execução do projeto. Os autores identificaram as partes interessadas no projeto e elaboraram uma proposta de plano de comunicação formal, sob forma de uma matriz de comunicação, relacionando os mecanismos de comunicação mais apropriados para cada parte interessada no PROFISCO/RN. Por fim, os autores relataram a importância do estudo, ao explicitar formalmente o plano de comunicação, inclusive quanto a identificação do nível de influência de cada ator desse projeto.
DOI:10.5585/gep.v3i3.80
Referências
Carneiro, Margareth. Comunicação em projetos (2008). Revista eletrônica Project Management. Disponível em http://www.Pma.Com.Br/Attachments/ 066_Comunicacao.Pdf
Carvalho, Marly M. de; Mirandola, Daniela (2007). A comunicação em projetos de TI: uma análise comparativa das equipe de sistemas e de negócios. Revista Produção. v. 17, n. 2, p. 330-342.
Escola de Administração Fazendária - ESAF; Centro Interamericano de Administraciones Tributarias - CIAT. 2011. Programa de Desenvolvimento de Dirigentes Fazendários, Módulo I, Gerencial. Unidade 4: Gestão de Projetos. Brasília: [s.n], v. 4.
Luecke, Richard (2010). Gerenciando projetos grandes e pequenos. Coleção Harvard Business Essentials. 2a ed. Rio de Janeiro: Record.
Matos, Ricardo Nogueira de (2004). A adoção de gerenciamento de projetos para implementação de estratégias organizacionais: a experiência do governo de Minas Gerais. Dissertação de Mestrado em Administração/UFMG. Belo Horizonte: UFMG.
PMBOK (2008). Guia PMBOK Quarta Edição: um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. 4a ed. Atlanta: PMI – Project Management Institute.
Rosa, Marcelo Ozório (2009). Gerenciamento de projetos em instituições públicas. Porto Alegre: PMI. Disponível em http://www.pmies.org.br/clickadmin/midias/data/ Gerenciamento_de_Projetos_em_Instituicoes_Publicas.pdf.