Temática Ambiental nos Currículos de Ensino dos Cursos de Administração das Instituições de Ensino Superior do Estado da Paraíba

Autores

  • Carlos César de Oliveira Lacerda Universidade Estadual da Paraíba
  • Laércio de Barros Silva Universidade Estadual da Paraíba
  • Nathállya Etyenne Figueira Silva Universidade Estadual da Paraíba
  • Sandra Maria Araújo de Souza Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v3i1.68

Palavras-chave:

Temática Ambiental, Currículos de Ensino, Cursos de Administração

Resumo

Os problemas ambientais vêm demandando por meio da gestão e dos futuros administradores posturas que possibilitem a sustentabilidade do meio ambiente nas suas atividades decisórias. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa foi identificar as disciplinas que tratam da temática ambiental nos currículos de ensino dos cursos de administração das instituições de ensino superior da Paraíba. Para tanto, fez-se um levantamento na página web do Ministério de Educação das instituições credenciadas que ofertam o curso de administração e foi encontrado um total de 32 universidades. Posteriormente, fez-se uma pesquisa em todos os sites das instituições públicas e privadas, a fim de analisar os currículos de ensino do curso. A pesquisa chega à conclusão que 77% dos cursos de administração do estado da Paraíba apresentam temas que discutem questões ambientais, porém 23% ainda não apresentam essa discussão, o que precisa ser analisado, pois ainda que o percentual seja baixo, os administradores contribuem nas tomadas de decisão e podem minimizar os impactos das suas atividades econômicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos César de Oliveira Lacerda, Universidade Estadual da Paraíba

Graduando em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Bolsista do Programa de Educação Tutorial. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Gestão do Conhecimento e Sustentabilidade (GECIS/CNPq).

Laércio de Barros Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Graduando em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Bolsista do Programa de Educação Tutorial. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Gestão do Conhecimento e Sustentabilidade (GECIS/CNPq).

Nathállya Etyenne Figueira Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Graduando em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Bolsista do Programa de Educação Tutorial. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Gestão do Conhecimento e Sustentabilidade (GECIS/CNPq).

Sandra Maria Araújo de Souza, Universidade Estadual da Paraíba

Professora e Pesquisadora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestre em Ciências da Sociedade. Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Downloads

Publicado

01.04.2014

Como Citar

Lacerda, C. C. de O., Silva, L. de B., Silva, N. E. F., & Souza, S. M. A. de. (2014). Temática Ambiental nos Currículos de Ensino dos Cursos de Administração das Instituições de Ensino Superior do Estado da Paraíba. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 3(1), 28–42. https://doi.org/10.5585/geas.v3i1.68

Edição

Seção

Artigos