As Atitudes dos Consumidores em Relação ao Plástico Verde
DOI:
https://doi.org/10.5585/geas.v1i1.8Palavras-chave:
Atitudes, Consumidor, Consumo Sustentável, Plástico VerdeResumo
As demandas em relação à produção e ao consumo sustentáveis estão crescendo cada vez mais. Para acompanhar essa tendência, o mercado está abrindo portas para as empresas inovarem em produtos e processos que se apresentem como solução aos problemas socioambientais, atualmente enfrentados pela sociedade. Com este intuito, em 2010, uma empresa brasileira começou a produzir o polietileno “verde”, ou Plástico Verde (PV), que se diferencia do polietileno convencional por ser produzido a partir do etanol da cana-de-açúcar e não da nafta do petróleo. Por ser um produto novo e pouco conhecido no mercado, este trabalho teve como objetivo investigar as atitudes dos consumidores em relação ao Plástico Verde. Também foram estudados o grau de consciência ambiental, as atitudes em relação ao consumo sustentável e a intenção de compra do plástico verde, além do nível de conhecimento sobre este produto. Inicialmente, foram realizadas entrevistas em profundidade, que auxiliaram na etapa quantitativa, uma survey online, aplicada a uma amostra de 300 indivíduos. Os resultados indicam que a amostra em questão possui atitudes positivas em relação ao plástico verde e de intenção de compra de produtos feitos com este material. Apesar de manifestarem alto grau de consciência ambiental, demonstram atitudes apenas moderadas em relação ao consumo sustentável, na prática. Por si só, esta consideração indica que ainda há muito a ser feito por parte das empresas e da própria sociedade para que se possa atingir um maior grau de maturidade e respeito em relação ao meio ambiente.