Análise do impacto da Pandemia de COVID-19 nos padrões de mobilidade e na acessibilidade ao transporte público em assentamentos informais do município de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2024.25170

Palavras-chave:

mobilidade urbana, favela, assentamentos informais, COVID-19, redes complexas

Resumo

Objetivo: Este estudo examina o impacto da pandemia de COVID-19 na mobilidade urbana em assentamentos informais do município de São Paulo, investigando a acessibilidade e as mudanças nos padrões de mobilidade durante a pandemia.

Métodos: Utilizando técnicas de redes complexas, analisamos a proximidade de linhas de ônibus e estações em relação aos assentamentos informais, a partir de dados temporais de passageiros de ônibus para comparar os padrões de mobilidade antes e durante a pandemia. Relevância: Compreender os efeitos da pandemia nos padrões de mobilidade de comunidades marginalizadas é crucial para o planejamento urbano inclusivo, apoiando políticas para melhorar os serviços de transporte e reduzir disparidades.

Resultados: Observamos dificuldades de acesso às linhas de ônibus para moradores de áreas periféricas e mudanças nos padrões de mobilidade que refletem alterações nos deslocamentos. Contribuições Teóricas: Combinação de técnicas de redes complexas e análise de dados temporais para investigar a acessibilidade e medir o impacto da pandemia de COVID-19 no transporte público, analisar as relações entre linhas de transporte público e assentamentos informais e proporcionar insights sobre a mobilidade nesses locais.

Contribuições para a Gestão: Os resultados têm implicações práticas para a gestão urbana, destacando-se a necessidade de melhorar a acessibilidade ao transporte público em áreas periféricas e exigências de estratégias e políticas adaptativas que priorizem as necessidades das comunidades marginalizadas em tempos de crise.

Conclusão: Este estudo revela os desafios de acessibilidade e as mudanças nos padrões de mobilidade causadas pela pandemia de COVID-19 em assentamentos informais, fornecendo subsídios para decisões que promovam o desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo.

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Biografia do Autor

Yuri Perez, Universidade Nove de Julho – UNINOVE / São Paulo, SP

Doutorando em Informática e Gestão do Conhecimento. Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento da Universidade Nove de Julho – PPGI/UNINOVE. São Paulo, SP – Brasil

Pedro Henrique Triguis Schimit, Universidade Nove de Julho – UNINOVE / São Paulo, SP

Doutor em Ciências. Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento da Universidade Nove de Julho – PPGI/UNINOVE / São Paulo, SP – Brasil

Fabio Henrique Pereira, Universidade Nove de Julho – UNINOVE / São Paulo, SP

Doutor em Ciências. Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento da Universidade Nove de Julho – PPGI/UNINOVE. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Nove de Julho – PPGEP/UNINOVE. São Paulo, SP – Brasil

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Publicado

04.06.2024

Como Citar

Perez, Y., Triguis Schimit, P. H., & Pereira, F. H. (2024). Análise do impacto da Pandemia de COVID-19 nos padrões de mobilidade e na acessibilidade ao transporte público em assentamentos informais do município de São Paulo. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 13(2), e25170. https://doi.org/10.5585/2024.25170