O serviço de abastecimento de água pela percepção do usuário:
o caso do município de Conceição das Pedras - Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.5585/2024.23417Palavras-chave:
qualidade da água, saneamento, qualidade do serviço, consumidorResumo
Objetivo do estudo: Diagnosticar o sistema de abastecimento de água do município de Conceição das Pedras - Minas Gerais, a partir da avaliação da percepção dos usuários, a fim de avaliar a qualidade do serviço prestado.
Metodologia: Foi levantada a percepção da população por meio da aplicação de um formulário de coleta de dados sobre o sistema de abastecimento de água, contendo 17 perguntas fechadas e três abertas. O formulário foi aplicado via Google Forms em março de 2022 e foram obtidas 108 respostas.
Relevância: A percepção dos usuários é imprescindível para a gestão e planejamento das ações para atendimento ao abastecimento de água. Ainda, a prestação do serviço público de saneamento, principalmente em municípios operados por instituições locais, carece de pesquisas e maior atenção.
Principais Resultados: Foram levantadas informações importantes como apontamentos de que a água, às vezes, apresenta cor, gosto e odor. Também há reclamações de água gordurosa. Pela percepção dos usuários, o sistema apresenta um baixo número de interrupções no fornecimento de água e uma breve resolução da questão. Com isso, pode-se apontar que, mesmo o sistema de abastecimento de água apresentando alguns possíveis problemas, a maioria da população considera a qualidade da água boa ou regular, o que é extremamente importante para a qualidade de vida da população.
Contribuições: Espera-se que as informações levantadas por esta pesquisa possam contribuir para uma melhor gestão do sistema de abastecimento de água do município, bem como a metodologia aplicada possa servir de orientação para outros trabalhos.
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