Avaliação de um trecho experimental de pavimentação urbana em concreto asfáltico à quente com resíduos de construção e demolição de obras (RCD) como camada de revestimento
DOI:
https://doi.org/10.5585/geas.v9i1.16108Palavras-chave:
RCD, Agregado reciclado, Pavimentação, Sustentabilidade.Resumo
Objetivo do estudo: Apresentar uma proposta de aplicação de resíduos de construção e demolição de obras na fabricação de revestimento asfáltico, como uma alternativa para o aproveitamento desses materiais.
Metodologia/abordagem: Utilizou-se o empregado de ensaios de caracterização física, química e mineralógica e dosagem pelo método Marshall. Em seguida, realizaram-se as análises de um trecho experimental com o uso de traço de mercado, adaptado para a inclusão do RCD. Nesse traço, foi utilizado agregado reciclado contendo brita 1 e areia em substituição ao mesmo agregado do tipo natural na camada de revestimento.
Originalidade/relevância: Em escala mundial, espera-se que a indústria de materiais de construção cresça duas vezes e meia entre 2010 e 2050 (UNEP, 2002). No Brasil, a expectativa é que o setor da construção dobre de tamanho até o ano de 2022 (Cebeds, 2009), conduzindo a um aumento da geração de resíduos. Nota-se que é crucial tomar medidas que visem à gestão de resíduos sólidos por meio de mudanças culturais e tecnológicas, objetivando atender às necessidades de uma sociedade cada vez mais esclarecida e exigente em relação à preservação do meio ambiente. Um dos setores de engenharia que pode promover o uso de agregados reciclados (AR) que requerem menos investimento é o dos pavimentos urbanos e rodoviários (Rezende et al., 2016).
Principais resultados: A partir do programa experimental proposto, observou-se que os agregados oriundos de RCD desempenharam um bom potencial de sua utilização em revestimentos asfálticos à quente, baseado nas análises dos corpos de prova sob os parâmetros volumétricos, pela dosagem Marshall e do trecho experimental no qual, por meio de análises de tráfegos, bem como das condições de rolamento, o pavimento asfáltico obteve resultados bastante satisfatórios.
Contribuições teóricas/metodológicas: Durante o período analisado, foi constatada pouca diferença funcional entre os revestimentos asfálticos contendo e não contendo agregado reciclado. Dessa maneira, o uso bem dosado de um material, que estava sujeito à poluição ambiental, num pavimento com baixa carga de tráfego, torna-se viável do ponto de vista da sustentabilidade, haja vista diminuir o consumo de agregado natural em proveito do reciclado.
Conclusão: Quanto ao agregado reciclado brita 1 concluiu-se que este apresentou bons resultados para uso em pavimentação asfáltica no qual destaca-se algumas boas propriedades obtidas, Abrasão Los Angeles (35%), índice de forma (0,87) se enquadrando no que é estabelecido pelas normas (ABNT) vigentes. No que diz respeito ao trecho experimental percebeu-se que, embora tenha havido pequeno destacamento de placas cerâmicas presentes em sua superfície, este sutil ocorrido não comprometeu o revestimento asfáltico e após 5 meses de análises funcionais o pavimento asfáltico continua desempenhando de forma muito satisfatória bom rolamento aos veículos que por ele trafegam.
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Referências
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