Vol. 3 Núm. 1 (2014): Janeiro - Abril

					Ver Vol. 3 Núm. 1 (2014): Janeiro - Abril

Editorial, v.3, n.1 (2014)

Caros leitores,

 

Com a publicação desta edição, a Revista GeAS reforça seu papel como meio para divulgação e discussão de trabalhos científicos que visam contribuir para o desenvolvimento da área de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Foram introduzidas novidades importantes nos procedimentos editoriais, buscando ampliar a sua visibilidade e inserção internacional. O primeiro trata da utilização do Digital Object Identifier (DOI) - sistema de identificação e acesso aos materiais na web - especialmente, publicações em periódicos e obras protegidas por copyright, ferramenta desenvolvida pela Crossref (www.crossref.org). O segundo procedimento está relacionado a periodicidade da Revista GeAS, que passa a ser quadrimestral, atendendo a demanda da comunidade acadêmica por espaços conceituados de publicação na área de Gestão ambiental e Sustentabilidade.

A presente edição da Revista GeAS contempla um conjunto de dez artigos selecionados por meio da avaliação por pares em sistema blind review a  partir do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER. Os artigos discutem temas relacionados a responsabilidade social corporativa, desenvolvimento sustentável na agricultura familiar, gestão de resíduos, contabilidade ambiental, cadeia de suprimentos, entre outros.

O primeiro artigo intitulado “A Validade Teórica das Dimensões de Análise dos Indicadores de Projetos de Responsabilidade Social Corporativa: Uma Abordagem Teórica da Aderência dos Indicadores Ethos a Modelos Acadêmicos”, foi um trabalho selecionado para fast track no II Simpósio Internacional de Gestão de Projetos (II SINGEP) e o I Simpósio Internacional de Inovação e Sustentabilidade (I S2IS). Os autores Geceler Senefonte e Leandro Alves Patah discutem alguns modelos de indicadores para a avaliação de projetos de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade e a relação com os  indicadores propostos pelo Instituto Ethos.

O segundo trabalho “Análise da Produção Científica Brasileira Sobre Sustentabilidade entre os anos de 2008 a 2011”, dos autores Reynaldo Schirmer Peçanha e Edson Sadao Iizuka, é uma pesquisa bibliométrica com o objetivo de realizar um balanço da produção científica sobre sustentabilidade, a partir do que foi produzido no âmbito da biblioteca eletrônica Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL), no período compreendido entre 2008 e 2011.

Na sequência, o estudo “Variáveis Socioambientais na Matriz Curricular dos Cursos de Administração das Instituições de Ensino Superior do Estado da Paraíba” dos autores Carlos César de Oliveira Lacerda, Laércio de Barros Silva, Nathállya Etyenne Figueira Silva e Sandra Maria Araújo de Souza, tem como foco identificar as disciplinas que tratam da temática ambiental nos currículos de ensino dos cursos de Administração das instituições de ensino superior da Paraíba.

No trabalho “O Desenvolvimento Sustentável Local na Agricultura Familiar: Impactos do PNPB na Região do Quixadá – Ceará” os autores Sylene Ruiz de Almada, Sandra Maria dos Santos, Augusto Cezár de Aquino Cabral e Maria Naiula Monteiro Pessoa  buscam analisar a agricultura familiar inserida no Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) da região do Quixadá, Ceará, a partir das dimensões do desenvolvimento sustentável local.

O artigo “Um estudo da contribuição da agricultura multifuncional para o Desenvolvimento Rural Sustentável”, dos autores Mariana Machado Granziera e Maria Sylvia Macchione Saes, discute como o conceito de multifuncionalidade da agricultura poderia ser incorporado nas estratégias públicas e privadas, visando o desenvolvimento rural sustentável e maior agregação de renda ao produtor.

O sexto artigo “Gestão de Resíduos da Indústria do Biodiesel: um Estudo da Criação de Valor na Cadeia de Suprimentos”, dos autores Stella Maris Lima Altoé e Simone Bernardes Voese, avalia o processo de agregação de valor à cadeia de suprimentos, a partir da gestão de resíduos oriundos da indústria de biodiesel.

O artigo “A Evidenciação Contábil Ambiental em Empresas de Tratamento de Resíduos Sólidos Orgânicos” de autoria de Bruna Batista Padilha e Denis Dall Asta, tem como objetivo identificar e descrever as contribuições da contabilidade ambiental ao processo de evidenciação contábil ambiental de uma empresa que realiza o tratamento de resíduos sólidos orgânicos da agroindústria.

O oitavo artigo, intitulado “Modelagem das Relações Entre Consciência Ambiental, Atitudes e Intenção de Uso das Sacolas Plásticas Não Recicláveis”, dos autores Tarcisio Afonso, Erika Gonçalves Santos Queiroga de Deus e Bruno Pellizzaro Dias Afonso, investiga como os construtos consciência ambiental, atitude em relação às sacolas plásticas não-recicláveis e a intenção de uso desse produto estão relacionados.

No estudo “Cadeia de Produção do Cogumelo Orgânico: o Estudo de Caso da Empresa Cogumelos Brasilienses”, os autores Raissa Macedo Lacerda Osorio, Denise Barros Azevedo, Bruna Beirigo, Regyane Queiroz apresentam uma pesquisa exploratória que visa compreender melhor os processos em uma propriedade rural que atua integrando todos os elos da cadeia produtiva, buscando superar as dificuldades inerentes ao seu baixo nível de estruturação.

Finalmente, o artigo desta edição, “Aplicação do Modelo Triple Bottom Line em um Hospital Público”, que tem como autoras Fernanda Julio Barbosa Campos e Heidy Rodriguez Ramos, analisou as ações de um hospital voltadas à aplicação da sustentabilidade na saúde, através do modelo triple bottom line, englobando aspectos econômicos, ambientais e sociais.

 

Adicionalmente, gostaríamos de agradecer a contribuição de todos os profissionais envolvidos nesta edição: revisores normativos e assistentes editoriais, como também os autores que submeteram os seus artigos e que escolheram a Revista GeAS como canal cientifico de divulgação para as suas pesquisas. Além disso, ressalta-se o trabalho dos pareceristas que contribuíram com as avaliações dos artigos por meio do sistema de avaliação blind review.

 

Ótima leitura a todos!

 

Editora Cientifica

Profa. Dra. Claudia Teresinha Kniess

Editor Adjunto

Prof. Dr. Pedro Luiz Côrtes

 


Publicado: 2014-06-06

Artigos