Iniciativas y Prácticas Ambientales de Las Pequeñas y Medianas Empresas en el Valle del Caí – RS

Autores/as

  • Alex Eckert Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Secundino Luis Henrique Corcini Neto Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Daiane Scopel Boff Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v4i1.180

Palabras clave:

Medio Ambiente, Iniciativas Ambientales, Prácticas Ambientales, Pequeñas y Medianas Empresas, Valle del Caí.

Resumen

La necesidad de utilizar de manera adecuada y sostenible los recursos naturales del medio ambiente debe ser cada vez más presente en la vida cotidiana de la gente, el gobierno y las empresas. Por lo tanto, este estudio tiene como objetivo analizar las iniciativas y prácticas ambientales adoptadas por un grupo de empresas establecidas en el Valle Del Caí, en el estado de Rio Grande do Sul. Para lograr el objetivo, una encuesta fue realizada a través de un cuestionario diseñado desde el informe "Indicadores Ethos de Empresas Responsables y Sostenibles" (Ethos, 2013). Los resultados indican que la mayoría de las empresas encuestadas expresaron preocupación por las cuestiones relacionadas con el medio ambiente, tales como la generación y eliminación de residuos contaminantes, y reducir el consumo de energía. Por otra parte, se destaca el hecho de que sólo una pequeña parte de las empresas encuestadas se preocupan por la reducción del consumo de agua.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alex Eckert, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2006), Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2002) e é aluno do Doutorado em Administração pelo PPGA UCS/PUCRS. É professor de graduação e pós-graduação da Universidade de Caxias do Sul - UCS, Coordenador do Curso de Ciências Contábeis no Câmpus de São Sebastião do Caí (UCS - CVALE), Coordenador do Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) em Planejamento Tributário Contábil, integrante do Núcleo de Pesquisa Estudos de Internacionalização e autor do livro Teoria da Contabilidade para o Exame de Suficiência.

Secundino Luis Henrique Corcini Neto, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Aluno do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUCRS, Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela UNISINOS (2010), Pós-graduado em Gestão Empresarial, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI | SANTIAGO (2007) e Bacharel em Administração pela mesma universidade (1999). Professor no Bacharelado em Engenharia de Produção e de MBA, Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Modelagem para Aprendizagem - GMAP | UNISINOS. Atua em projetos de pesquisa aplicada com o uso do Pensamento Sistêmico, Planejamento de Cenários, Dinâmica de Sistemas, Engenharia de Processo e Negócio, Sistema de Produção Enxuta e Teoria das Restrições.

Daiane Scopel Boff, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialista em Estatística Aplicada e em Metodologia do Ensino de Matemática. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul em regime de dedicação exclusiva, atualmente na função de Direção de Ensino.

Publicado

2015-04-01

Cómo citar

Eckert, A., Corcini Neto, S. L. H., & Boff, D. S. (2015). Iniciativas y Prácticas Ambientales de Las Pequeñas y Medianas Empresas en el Valle del Caí – RS. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 4(1), 108–123. https://doi.org/10.5585/geas.v4i1.180