Conciencia Ambiental y Actitudes a la Intención de Utilizar Bolsas de Plástico no Reciclables

Autores/as

  • Erika Gonçalves Santos Queiroga de Deus Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM
  • Bruno Pellizzaro Dias Afonso Universidade Fumec
  • Tarcisio Afonso Fundação Pedro Leopoldo

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v3i1.112

Palabras clave:

Desarrollo Sostenible, Conciencia Ambiental, Actitud, Intención de Uso, Bolsas de Plástico no Reciclables

Resumen

Hay una creciente discusión sobre la participación de los consumidores en la preservación del medio ambiente a través de la formación de una conducta consciente del medio ambiente. Sin embargo , poco se sabe acerca de la influencia de la conciencia, de las actitudes y la intención de usó que guían las decisiones personales cuando se trata de cuestiones ambientales. El objetivo de este estudio fue investigar la forma en la conciencia ambiental , la actitud hacia las bolsas de plástico no reciclables y el uso previsto de este producto. Para ello, se realizó una encuesta descriptiva concluyente del tipo de investigación , y se recogió una muestra de 279 estudiantes de una institución de educación superior en Belo Horizonte. Los datos fueron recogidos a través de cuestionarios , en los que se utilizó la escala Likert con un grado de acuerdo en relación con los cinco estados que conforman los constructos estudiados. A través de los modelos de ecuaciones estructurales fue posible investigar las relaciones entre las tres construcciones : conciencia , actitud e intención. Entre los modelos probados , el que demuestro el mejor ajuste reveló el impacto positivo de la conciencia ambiental en la actitud hacia las bolsas de plástico no reciclables , y la actitud de la intención de usar este producto. No se ha demostrado la influencia en la conciencia ambiental directamente en la intención de comportamiento

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Biografía del autor/a

Erika Gonçalves Santos Queiroga de Deus, Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM

Possui graduação em Administração - Habilitação em Comércio Exterior pelo Centro Universitário Newton Paiva (1999); especialização em Gestão Estratégica de Marketing pelo Unicentro Newton Paiva (2003); MBA em Gestão de Negócios pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais - FEAD (2004); Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Gama Filho (2008); Mestrado Profissional em Administração pelas Faculdades de Pedro Leopoldo, Unipel (2012), cursando MBA em Comércio Exterior pela Universidade Gama Filho. Atualmente, professora universitária no UNIFEMM, Promove - Belo Horizonte e Sete Lagoas. Atua também como Consultora de Negócios Internacionais e Logística.

Bruno Pellizzaro Dias Afonso, Universidade Fumec

Doutorando em administração pela Universidade Fumec. Graduou-se em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, no ano de 2005. Concluiu o Mestrado em Administração da Fundação Cultural Dr. Pedro Leopoldo em 2007. Como requisito para obtenção do título de mestre, desenvolveu a dissertação intitulada: Influências do Ambiente da Prestação de Serviços no Comportamento do Consumidor: Um estudo comparativo em dois restaurantes de culinária japonesa, aprovada em 26 de setembro de 2007.

Tarcisio Afonso, Fundação Pedro Leopoldo

Possui graduação em Engenharia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1972), Mestrado em Engenharia da Produção, com ênfase em Logística Empresarial e Gestão da Cadeia de Suprimentos, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), Mestrado em International Affairs - Ohio University (1978) e Doutorado em Administração - Ohio University (1985). Atualmente é coordenador e professor do Mestrado Profissional em Administração da Fundação Pedro Leopoldo e do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira da Faculdade de Tecnologia do Comércio CDLBH. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão da Cadeia de Suprimentos, Logística e Estratégia Empresarial, atuando principalmente com os seguintes temas: Logística Empresarial e Gestão da Cadeia de Suprimentos, Custos Logísticos e Metodologia de Pesquisa Quantitativa.

Publicado

2014-04-01

Cómo citar

Deus, E. G. S. Q. de, Afonso, B. P. D., & Afonso, T. (2014). Conciencia Ambiental y Actitudes a la Intención de Utilizar Bolsas de Plástico no Reciclables. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 3(1), 71–87. https://doi.org/10.5585/geas.v3i1.112