SOSTENIBILIDAD Y GESTIÓN DE IMAGEN: UN ESTUDIO DE CASO EN COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL DEL OESTE DE PARANÁ

Autores/as

  • Ronaldo Jose Seramim Mestrando do Programa de Pós Graduação em Administração - Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Tamara Pereira Zanella Mestranda do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) - Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Claudio Antonio Rojo Professor do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) - Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v6i3.469

Palabras clave:

Estratégia, Imagem, Comunicação Empresarial, Sustentabilidade.

Resumen

Este estudio aborda cómo la imagen de la organización se transmite al público general de las dimensiones de la sostenibilidad. El objetivo fue identificar las estrategias de sostenibilidad resaltados en la comunicación oficial de negocios en una cooperativa agroindustrial en oeste del Paraná, teniendo en cuenta la dimensión económica, social y ambiental. La metodología es descriptiva, a través del estudio de caso y el enfoque es cualitativo. Los datos fueron recolectados a partir de documentos, publicaciones digitales de la organización y entrevista semiestructurada. Para organizar los datos se utilizó del software Atlasti y Microsoft Office Excel, categorizado de la "Triple Bottom Line" (Elkington, 2004). Las inferencias se hicieron a través del método de análisis de contenido (Bardin, 2010). Los hallazgos han identificado que las principales estrategias utilizadas por la cooperativa en la comunicacion y su relación con el proceso de gestión de imágen estan integrados con la estrategia organizacional. La presencia de los principios cooperativos integrados en medidas de gestión, que están conectados a la identidad corporativa y la reputación, es recorente. Los resultados muestran que la gestión de imágenes se lleva con mayor intensidad con la acción de que comunicación publicitarios. La cooperativa revela que hace opción para permitir que la práctica habla por sí mismo en lo que respecta a las acciones sostenibles.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ronaldo Jose Seramim, Mestrando do Programa de Pós Graduação em Administração - Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Administração - Mestrado Profissional (Unioeste-PR), Pós-graduado em Administração Financeira (Unicentro - 2010) e em Docência no Ensino Superior (UniCesumar -2014). Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2008). Concluiu Complementação Pedagógica em Matemática - Licenciatura Plena pela Faculdade Multivix, Nova Venecia - ES (2013) e Curso Técnico em Secretaria Escolar pelo Centro de Ensino e Treinamento Aplicado - CETAP - Rio de Janeiro (2015).

Tamara Pereira Zanella, Mestranda do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) - Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda do Programa de Pós Graduação Scricto Sensu em Economia (Nível de Mestrado) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) - Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui graduação em Ciências Contábeis pela União de Ensino Superior do Paraná (2011). Foi professora da União de Ensino Superior do Paraná em graduação de Ciências Contábeis na disciplina de Contabilidade de custos (2014).

Claudio Antonio Rojo, Professor do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) - Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Pós-Doutor (2012) pela Universidade de São Paulo - FEA / USP. Doutor (2005) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre (2001) pela UFSC. MBA pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Bacharel (1990) em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. É professor adjunto da UNIOESTE, onde ministra Planejamento Estratégico na graduação e Cenários Estratégicos e Competitivos no Mestrado Profissional em Administração e no Mestrado em Contabilidade. Professor de Estudos Organizacionais no mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional. De vendedor e supervisor de vendas, logo no início da carreira buscou se aprofundar na administração geral de empresas. Tem experiência como administrador público e privado. Foi diretor administrativo-financeiro no setor público, professor, coordenador e diretor de IES privada. Consultor e Palestrante de Administração nos seguintes temas: planejamento estratégico, competitividade, cenários, finanças pessoais e empreendedorismo. Professor dos cursos MBA em Gestão Estratégica, MBA em Business Inteligence e MBA em Gestão Contábil, Financeira e Auditoria da UNIOESTE, Campus Cascavel - Paraná. Em março de 2010 publicou, juntamente com outros colegas pesquisadores, os livros: - Gestão de Ativos Intangíveis - da mensuração à competitividade por cenários, pela editora Atlas e Finanças Pessoais: o ouro do conhecimento de todos os tempos (kindle edition AMAZON.COM) em português, inglês, italiano e mandarim. Em 2014 publicou o livro Investimento em ações SMALL CAPS - Cenários do Mercado Brasileiro nas versões impressa e kindle e-book. Em 2015 participou do e-book: Educação e gestão ambiental: sustentabilidade em ambientes competitivos, convidado por colegas professores.

Publicado

2017-12-01

Cómo citar

Seramim, R. J., Zanella, T. P., & Rojo, C. A. (2017). SOSTENIBILIDAD Y GESTIÓN DE IMAGEN: UN ESTUDIO DE CASO EN COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL DEL OESTE DE PARANÁ. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 6(3), 15–33. https://doi.org/10.5585/geas.v6i3.469