SUSTAINABILITY AND IMAGE MANAGEMENT: A CASE STUDY IN AGROINDUSTRIAL COOPERATIVE OF WESTERN PARANÁ

Authors

  • Ronaldo Jose Seramim Mestrando do Programa de Pós Graduação em Administração - Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Tamara Pereira Zanella Mestranda do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) - Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Claudio Antonio Rojo Professor do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) - Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v6i3.469

Keywords:

Estratégia, Imagem, Comunicação Empresarial, Sustentabilidade.

Abstract

This study addresses a form as an organizational image is transmitted to the external public from the sustainability dimensions. The objective was to identify the sustainability strategies highlighted in the official business communication of an agroindustrial cooperative in the western Paraná, considering the economic dimension, social and environmental. The methodology is descriptive, through case study and the approach is qualitative. Data were collected of the documents, digital publications of the organization and semistructured interview. For organization of data were used the Atlas.ti software and Microsoft Office Excel, categorized from the "Triple Bottom Line" (Elkington, 2004). The inferences were performed using content analysis method (Bardin, 2010). The conclusions allowed identified that main strategies used by the cooperative in the communication and its relationship to the process of image management and how they are integrated into organizational strategy. Is recurring a presence of cooperative principles integrated with management actions, which are connected to cooperative identity and reputation. The results show that the management of image was performed more strongly from of the Action than of the communication-advertising. The cooperative reveals that makes option by practice that speak for itself in relation to sustainable actions.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ronaldo Jose Seramim, Mestrando do Programa de Pós Graduação em Administração - Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Administração - Mestrado Profissional (Unioeste-PR), Pós-graduado em Administração Financeira (Unicentro - 2010) e em Docência no Ensino Superior (UniCesumar -2014). Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2008). Concluiu Complementação Pedagógica em Matemática - Licenciatura Plena pela Faculdade Multivix, Nova Venecia - ES (2013) e Curso Técnico em Secretaria Escolar pelo Centro de Ensino e Treinamento Aplicado - CETAP - Rio de Janeiro (2015).

Tamara Pereira Zanella, Mestranda do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) - Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda do Programa de Pós Graduação Scricto Sensu em Economia (Nível de Mestrado) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) - Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui graduação em Ciências Contábeis pela União de Ensino Superior do Paraná (2011). Foi professora da União de Ensino Superior do Paraná em graduação de Ciências Contábeis na disciplina de Contabilidade de custos (2014).

Claudio Antonio Rojo, Professor do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) - Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Pós-Doutor (2012) pela Universidade de São Paulo - FEA / USP. Doutor (2005) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre (2001) pela UFSC. MBA pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Bacharel (1990) em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. É professor adjunto da UNIOESTE, onde ministra Planejamento Estratégico na graduação e Cenários Estratégicos e Competitivos no Mestrado Profissional em Administração e no Mestrado em Contabilidade. Professor de Estudos Organizacionais no mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional. De vendedor e supervisor de vendas, logo no início da carreira buscou se aprofundar na administração geral de empresas. Tem experiência como administrador público e privado. Foi diretor administrativo-financeiro no setor público, professor, coordenador e diretor de IES privada. Consultor e Palestrante de Administração nos seguintes temas: planejamento estratégico, competitividade, cenários, finanças pessoais e empreendedorismo. Professor dos cursos MBA em Gestão Estratégica, MBA em Business Inteligence e MBA em Gestão Contábil, Financeira e Auditoria da UNIOESTE, Campus Cascavel - Paraná. Em março de 2010 publicou, juntamente com outros colegas pesquisadores, os livros: - Gestão de Ativos Intangíveis - da mensuração à competitividade por cenários, pela editora Atlas e Finanças Pessoais: o ouro do conhecimento de todos os tempos (kindle edition AMAZON.COM) em português, inglês, italiano e mandarim. Em 2014 publicou o livro Investimento em ações SMALL CAPS - Cenários do Mercado Brasileiro nas versões impressa e kindle e-book. Em 2015 participou do e-book: Educação e gestão ambiental: sustentabilidade em ambientes competitivos, convidado por colegas professores.

Published

2017-12-01

How to Cite

Seramim, R. J., Zanella, T. P., & Rojo, C. A. (2017). SUSTAINABILITY AND IMAGE MANAGEMENT: A CASE STUDY IN AGROINDUSTRIAL COOPERATIVE OF WESTERN PARANÁ. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 6(3), 15–33. https://doi.org/10.5585/geas.v6i3.469