Práticas De TI Verde em uma Empresa Educacional para Fomentar a Responsabilidade Socioambiental

Autores

  • Floriana Nascimento Pontes UNISANTA - Universidade Santa Cecília
  • Fabio Giordano Universidade Santa Cecília

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v4i2.246

Palavras-chave:

TI verde, problemas ambientais, sustentabilidade, ecossistemas tecnológicos.

Resumo

Os temas ambientais e de conservação dos recursos naturais, de aquecimento global, de economia de energia e de sustentabilidade vêm sendo alvo de interesse de organizações, principalmente as relacionadas à tecnologia da informação (TI), uma vez que resíduos de equipamentos eletrônicos podem impactar seriamente o meio ambiente. Práticas são adotadas por várias empresas e este estudo aborda uma delas, do ramo de educação, para analisar suas ações, estratégias, meios de conscientização junto aos clientes e à sociedade, práticas de TI verde utilizadas para que haja sustentabilidade e sirva como referência às empresas do mesmo ramo de atuação. O levantamento de informações foi feito por meio de pesquisas de opinião realizadas com colaboradores que atuam em áreas de TI, compra de materiais e manutenção de infraestrutura da organização, que informaram quantidades de equipamentos e peças descartadas pela instituição e práticas de TI verde que estão procurando adotar. Esses colaboradores atuam como influenciadores dos gestores para tornar a tomada de decisão no gerenciamento de seus ecossistemas tecnológicos o menos impactante possível ao meio ambiente.  Os resultados obtidos na análise, quantificação e classificação das peças (cartuchos de tinta, tonner e monitores CTR - Catodic Ray Tube – tubo de raios catódicos) foram relevantes para os gestores da empresa que não conheciam a dimensão da quantidade de lixo eletrônico descartado anualmente. Dessa forma, poderão posteriormente relacionar os elementos químicos predominantes em cada um deles que pode causar impacto ambiental, o que pode servir de modelo para empresas afins.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Floriana Nascimento Pontes, UNISANTA - Universidade Santa Cecília

Possuo graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes (1988), especialização em Tecnologia pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente sou gerente de projetos de TI, professora da Universidade Santa Cecilia e mestranda em Ecossistemas costeiros e marinhos pela Unisanta. Tenho experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: plano de negócios, educação, aprendizagem, planejamento empresarial e virtual.

Fabio Giordano, Universidade Santa Cecília

Possui graduação em Curso de Biociências (Licenciatura) pela Universidade de São Paulo (1982), graduação em Curso de Biociências Bacharelado pela Universidade de São Paulo (1982), graduação em Pedagogia - habilitação em administração escolar pela Universidade Nove de Julho (2005), mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1986) e doutorado em Ecologia pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é suplente de conselheiro municipal de educação - Secretaria de Educação de Santos e professor titular da Universidade Santa Cecília. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Levantamento de Flora e Fauna de Áreas de Manguezal, atuando principalmente nos seguintes temas: fouling, educação ambiental, manguezal, levantamento florístico e pesca artesanal.

Downloads

Publicado

01.08.2015

Como Citar

Pontes, F. N., & Giordano, F. (2015). Práticas De TI Verde em uma Empresa Educacional para Fomentar a Responsabilidade Socioambiental. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 4(2), 118–126. https://doi.org/10.5585/geas.v4i2.246

Edição

Seção

Artigos