A Sustentabilidade e Gestão da Imagem: Um Estudo de Caso em Cooperativa Agroindustrial do Oeste do Paraná

Autores

  • Ronaldo Jose Seramim Mestrando do Programa de Pós Graduação em Administração - Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Tamara Pereira Zanella Mestranda do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) - Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Claudio Antonio Rojo Professor do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) - Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5585/geas.v6i3.469

Palavras-chave:

Estratégia, Imagem, Comunicação Empresarial, Sustentabilidade.

Resumo

Este estudo aborda a forma como a imagem organizacional é transmitida ao público externo a partir das dimensões da sustentabilidade. O objetivo foi identificar as estratégias de sustentabilidade evidenciadas na comunicação empresarial oficial de uma cooperativa agroindustrial no oeste paranaense, considerando a dimensão econômica, social e ambiental. A metodologia é descritiva, por intermédio de estudo de caso e a abordagem é qualitativa. Os dados foram coletados a partir de documentos, publicações digitais da organização e entrevista semiestruturada. Para organização dos dados foi utilizado o software Atlas.ti e o Microsoft Office Excel, categorizados a partir do “Triple Bottom Line” (Elkington, 2004). As inferências foram realizadas por meio do método de análise de conteúdo (Bardin, 2010). As conclusões permitiram identificar as principais estratégias utilizadas pela cooperativa na comunicação e sua relação com o processo de gestão de imagem e como estão integradas à estratégia organizacional. É recorrente a presença dos princípios cooperativos integrados às ações de gestão, que estão ligados à identidade corporativa e reputação. Os resultados apresentam que a gestão da imagem é realizada de forma mais intensa a partir da ação do que da comunicação-propaganda. A cooperativa deixa transparecer que faz opção por deixar que a prática fale por si própria em relação às ações sustentáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Jose Seramim, Mestrando do Programa de Pós Graduação em Administração - Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Administração - Mestrado Profissional (Unioeste-PR), Pós-graduado em Administração Financeira (Unicentro - 2010) e em Docência no Ensino Superior (UniCesumar -2014). Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2008). Concluiu Complementação Pedagógica em Matemática - Licenciatura Plena pela Faculdade Multivix, Nova Venecia - ES (2013) e Curso Técnico em Secretaria Escolar pelo Centro de Ensino e Treinamento Aplicado - CETAP - Rio de Janeiro (2015).

Tamara Pereira Zanella, Mestranda do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) - Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda do Programa de Pós Graduação Scricto Sensu em Economia (Nível de Mestrado) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) - Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui graduação em Ciências Contábeis pela União de Ensino Superior do Paraná (2011). Foi professora da União de Ensino Superior do Paraná em graduação de Ciências Contábeis na disciplina de Contabilidade de custos (2014).

Claudio Antonio Rojo, Professor do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) - Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Pós-Doutor (2012) pela Universidade de São Paulo - FEA / USP. Doutor (2005) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre (2001) pela UFSC. MBA pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Bacharel (1990) em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. É professor adjunto da UNIOESTE, onde ministra Planejamento Estratégico na graduação e Cenários Estratégicos e Competitivos no Mestrado Profissional em Administração e no Mestrado em Contabilidade. Professor de Estudos Organizacionais no mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional. De vendedor e supervisor de vendas, logo no início da carreira buscou se aprofundar na administração geral de empresas. Tem experiência como administrador público e privado. Foi diretor administrativo-financeiro no setor público, professor, coordenador e diretor de IES privada. Consultor e Palestrante de Administração nos seguintes temas: planejamento estratégico, competitividade, cenários, finanças pessoais e empreendedorismo. Professor dos cursos MBA em Gestão Estratégica, MBA em Business Inteligence e MBA em Gestão Contábil, Financeira e Auditoria da UNIOESTE, Campus Cascavel - Paraná. Em março de 2010 publicou, juntamente com outros colegas pesquisadores, os livros: - Gestão de Ativos Intangíveis - da mensuração à competitividade por cenários, pela editora Atlas e Finanças Pessoais: o ouro do conhecimento de todos os tempos (kindle edition AMAZON.COM) em português, inglês, italiano e mandarim. Em 2014 publicou o livro Investimento em ações SMALL CAPS - Cenários do Mercado Brasileiro nas versões impressa e kindle e-book. Em 2015 participou do e-book: Educação e gestão ambiental: sustentabilidade em ambientes competitivos, convidado por colegas professores.

Downloads

Publicado

01.12.2017

Como Citar

Seramim, R. J., Zanella, T. P., & Rojo, C. A. (2017). A Sustentabilidade e Gestão da Imagem: Um Estudo de Caso em Cooperativa Agroindustrial do Oeste do Paraná. Revista De Gestão Ambiental E Sustentabilidade, 6(3), 15–33. https://doi.org/10.5585/geas.v6i3.469