Servitização no setor primário - casos em lavouras de café

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/2023.22990

Palavras-chave:

servitização, sistemas produto-serviço, agricultura, plantação de café, serviço pós-venda

Resumo

Este trabalho analisa o processo de servitização de diferentes fornecedores na cadeia produtiva do café no Brasil. Foi realizada uma revisão da literatura sobre sistemas produto-serviço (SPS) para estabelecer uma estrutura para identificar a tipologia de serviços no setor agrícola. Os resultados destacaram que a prestação de serviços "menos avançados" não é uma condição necessária para que a empresa ofereça serviços "mais avançados". Entretanto, as características das propriedades rurais parecem afetar o número de serviços associados aos fornecedores de máquinas. Os resultados ajudam os gerentes desse setor a identificar as ofertas de serviços e ampliam a discussão sobre servitização, ao abranger um setor pouco explorado.

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Biografia do Autor

Rebecca Impelizieri Moura da Silveira, Universidade Federal de Viçosa (UFV - Campus Florestal) / Florestal, Minas Gerais (MG)

Mestre e Doutora em Administração pela UFMG, atualmente é Professora Adjunta do Instituto de Ciências Humanas e Sociais - IHF, na Universidade Federal de Viçosa (UFV - Campus Florestal). Na instituição atua na linha de pesquisa de Marketing, com enfoque na área de Comportamento do Consumidor e Marketing de Relacionamento. Possui também experiência profissional e em docência na área de Logística e Gestão de Cadeias de Suprimentos, tendo atuado como professora em cursos de pós graduação em Administração da UFMG e UFJF nessa temática. Faz parte do grupo de pesquisa de Logística, Gestão de Operações e Supply Chain - LOGOS, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Noel Torres Júnior, Universidade Federal de Minas Gerais/ Departamento de Ciências Administrativas - Belo Horizonte (MG)

Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), especialização em Gestão Estratégica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), especialização em Engenharia da Qualidade pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994), Especialização em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012), Foi Engenheiro e Auditor da Qualidade pela Sociedade Americana de Qualidade (ASQ/USA), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração da Produção, trabalhando como Engenheiro da Qualidade, de Processos e consultor. Atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Serviços, Gestão de operações de serviços, Gestão da Qualidade, Análise e Modelagem de Processos.

Rafael Teixeira, Department of Supply Chain and Information Management - School of Business - College of Charleston / Universidade em Charleston, Carolina do Sul

Rafael Teixeira é Ph.D. em Management pela Clemson University (Carolina do Sul, EUA), mestre em Administração pela Unisinos, especialista em Marketing pela FGV-RJ e graduado em Administração pela UFRGS. Atualmente é professor assistente no Departament of Supply Chain and Information Management da School of Business do College of Charleston, em Charleston na Carolina do Sul (EUA).

Ana Correia Simões, INESC TEC (Institute for Systems and Computer Engineering, Technology and Science) - Centre Enterprise Systems Engineering / Porto, Portugal

Ana Cristina Simões is a researcher at INESC Porto since 2011, where she has been working at the Centre of Enterprise of Systems Engineering (CESE). She obtained a PhD in Engineering and Industrial Management at the Faculty of Engineering of University of Porto (2016), and a Master degree in Quantitative Methods Applied to Management at Porto Business School of University of Porto and had a Degree in Engineering and Industrial Management at University of Aveiro (1998). Ana Simões developed a significant part of her professional career working in health management and planning, mainly with the Health Ministry/agencies, as a senior consultant.

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Publicado

04.05.2023

Como Citar

da Silveira, R. I. M., Torres Júnior, N., Teixeira, R., & Simões, A. C. (2023). Servitização no setor primário - casos em lavouras de café. Exacta. https://doi.org/10.5585/2023.22990

Edição

Seção

Artigos