Aplicação dos conceitos da Teoria dos Conjuntos Aproximados no tratamento da indiscernibilidade

Autores

  • Renato José Sassi Uninove

DOI:

https://doi.org/10.5585/exacta.v8i1.1831

Palavras-chave:

Conjuntos aproximados. Incerteza. Indiscernibilidade. Rough Sets.

Resumo

A Teoria dos Conjuntos Aproximados (TCA), ou Teoria dos Rough Sets (RS) foi proposta por Pawlak como um modelo matemático para representação do conhecimento e tratamento de incerteza. Conjuntos Aproximados podem ser considerados conjuntos com fronteiras nebulosas, ou seja, conjuntos que não podem ser caracterizados precisamente, utilizando-se dos atributos disponíveis. RS trata de um tipo fundamental de incerteza, a indiscernibilidade, a qual surge quando não é possível distinguir elementos de um mesmo conjunto, e representa a situação em que esses componentes parecem todos ser um único elemento. O objetivo neste trabalho é a aplicação dos conceitos fundamentais da teoria para reduzir a incerteza contida em uma base de dados. Os resultados obtidos são satisfatórios, o que confirma RS como uma teoria que apresenta uma matemática consistente com um bom embasamento teórico e que pode ser utilizada no tratamento da incerteza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato José Sassi, Uninove

Doutor em Engenharia Elétrica (POLI-USP). Professor e Pesquisador do Curso de Mestrado em Engenharia de Produção (UNINOVE). Pesquisador Associado do Grupo de Inteligência Computacional, Modelagem e Neurocomputação (ICONE-LSI-USP).

Downloads

Publicado

25.05.2010

Como Citar

Sassi, R. J. (2010). Aplicação dos conceitos da Teoria dos Conjuntos Aproximados no tratamento da indiscernibilidade. Exacta, 8(1), 89–98. https://doi.org/10.5585/exacta.v8i1.1831

Edição

Seção

Artigos