Licenciatura em educação do campo: desafios e expectativas
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n33.3719Palavras-chave:
Educação, Formação de professores, Educação do campoResumo
Este artigo analisa as expectativas e concepções de um grupo de alunos matriculados no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A LEC tem como proposta político pedagógica contribuir com as políticas públicas e os movimentos sociais em prol do fortalecimento das escolas públicas situadas no campo e o acesso à universidade de seus docentes. A LEC é tem o desenho curricular o regime de alternância e seu público alvo são alunos que comprovem vínculo efetivo com o campo. Os dados educacionais revelam que apesar dos avanços das últimas décadas, nas áreas rurais os índices educacionais ainda estão aquém dos mensurados nos centros urbanos. Isto ocorre tanto no que diz respeito aos anos de estudos da população, quanto à infraestrutura da rede de ensino. Há, ainda, carência de professores aptos/dispostos a atuarem em escolas do campo.Downloads
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Publicado
28.05.2014
Como Citar
ARRUDA, Maria da Conceição Calmon; OLIVEIRA, Lia Maria Teixeira de. Licenciatura em educação do campo: desafios e expectativas. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 33, p. 173–186, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n33.3719. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/3719. Acesso em: 11 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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