As relações entre a Escola Profissional Mixta de Sorocaba e a Estrada de Ferro Sorocabana – EFS (1929-1942)

Autores

  • José Roberto Garcia Uniso - Universidade de Sorocaba
  • Wilson Sandano Uniso - Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n33.3467

Palavras-chave:

Ensino técnico – Sorocaba (SP), Ensino Profissional – Sorocaba (SP), Estrada de Ferro Sorocabana – Sorocaba (SP).

Resumo

Os resultados apresentados neste artigo fazem parte da pesquisa em andamento que investiga a Escola Profissional Mixta de Sorocaba nas quatro primeiras décadas do século XX. Examina-se neste artigo a importância da EFS tanto como participante no processo de ensino dos alunos como no destino dos egressos oriundos da Escola. Tal exame reporta-se aos momentos de predominância do taylorismo-fordismo e os métodos usados para a preparação de trabalhadores que deveriam estar prontos, e à disposição do capital, em curto espaço de tempo. A pesquisa foi efetuada nos acervos do Centro de Memória da instituição, da Câmara de Vereadores, do Museu Ferroviário de Sorocaba, entre outros. Observou-se que no processo de ensino-aprendizagem a instituição fez uso das séries metódicas.

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Biografia do Autor

José Roberto Garcia, Uniso - Universidade de Sorocaba

Mestre em Educação; Doutorando em Educação na linha de pesquisa "História e Historiografia: políticas e práticas escolares". Participa do grupo de estudos sobre história da educação - GEHE - na Universidade de Sorocaba.

Wilson Sandano, Uniso - Universidade de Sorocaba

Dr. Wilson Sandano, Coordenador e Professor dos cursos de Pós-Graduação em Educação na Universidade de Sorocaba (Uniso). Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

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Publicado

28.05.2014

Como Citar

GARCIA, José Roberto; SANDANO, Wilson. As relações entre a Escola Profissional Mixta de Sorocaba e a Estrada de Ferro Sorocabana – EFS (1929-1942). EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 33, p. 77–94, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n33.3467. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/3467. Acesso em: 11 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos
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