Jovens, tempo e história: leituras de um caleidoscópio
DOI :
https://doi.org/10.5585/eccos.n32.4223Mots-clés :
Educação, Juventude, Ensino de HistóriaRésumé
Este texto tem como objetivos apresentar resultados de uma investigação com o objetivo de compreender como os jovens estudantes se relacionam com o tempo; e o que pensam em relação à História e ao ensino de História. A pesquisa foi realizada com jovens estudantes do nono ano do ensino fundamental de escolas públicas da rede municipal e estadual em Minas Gerais, Brasil. Trata-se de uma pesquisa educacional de inspiração etnográfica que utilizou vários procedimentos: observação participante das aulas e do cotidiano escolar, questionários e entrevistas orais. Concluiu-se que, para os jovens investigados, em relação ao tempo o presente é para ser vivido, o futuro é incerto, e o passado é importante refletir sobre o presente. A maioria se interessa pela História e possui uma visão positiva no tocante ao ensino de História em suas vidas.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
2014-05-07
Comment citer
SILVA JÚNIOR, Astrogildo Fernandes; GUIMARÃES, Selva. Jovens, tempo e história: leituras de um caleidoscópio. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 32, p. 17–32, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n32.4223. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/4223. Acesso em: 11 mars. 2025.
Numéro
Rubrique
Dossiê Temático - Educação, juventude e contestação social
Views
- Résumé 232
- PDF (Português (Brasil)) 175