Jovens, tempo e história: leituras de um caleidoscópio

Auteurs

  • Astrogildo Fernandes Silva Júnior Universidade Federal de Uberlândia
  • Selva Guimarães Universidade Federal de Uberlândia

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n32.4223

Mots-clés :

Educação, Juventude, Ensino de História

Résumé

Este texto tem como objetivos apresentar resultados de uma investigação com o objetivo de compreender como os jovens estudantes se relacionam com o tempo; e o que pensam em relação à História e ao ensino de História. A pesquisa foi realizada com jovens estudantes do nono ano do ensino fundamental de escolas públicas da rede municipal e estadual em Minas Gerais, Brasil. Trata-se de uma pesquisa educacional de inspiração etnográfica que utilizou vários procedimentos: observação participante das aulas e do cotidiano escolar, questionários e entrevistas orais. Concluiu-se que, para os jovens investigados, em relação ao tempo o presente é para ser vivido, o futuro é incerto, e o passado é importante refletir sobre o presente. A maioria se interessa pela História e possui uma visão positiva no tocante ao ensino de História em suas vidas.

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Bibliographies de l'auteur

Astrogildo Fernandes Silva Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando em Educação, professor de História na Educação Básica em escolas no meio rural de Araguari, MG.

Selva Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia

Pós Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publiée

2014-05-07

Comment citer

SILVA JÚNIOR, Astrogildo Fernandes; GUIMARÃES, Selva. Jovens, tempo e história: leituras de um caleidoscópio. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 32, p. 17–32, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n32.4223. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/4223. Acesso em: 11 mars. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático - Educação, juventude e contestação social
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  • Résumé 232
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