Metodologias alternativas na formação dos professores de biologia:a questão dos projetos
DOI :
https://doi.org/10.5585/eccos.n31.3079Mots-clés :
Formação de Professores, Ensino de Biologia, Modalidades Didáticas, Projetos.Résumé
As modalidades didáticas se constituem em estratégias de ensino-aprendizagem. Um tipo de modalidade didática utilizada no ensino de ciências e biologia são os Projetos de Ensino. O trabalho apresentado se constitui em uma pesquisa-ação com objetivo de discutir a utilização da modalidade “Projetos” durante as aulas de Didática das Ciências em um curso de Ciências Biológica. A escolha dessa modalidade foi determinada em função dos questionamentos e inseguranças dos futuros professores - alunos da disciplina - em relação à utilização dessa modalidade em suas aulas depois de formados. A dinâmica da atividade foi dividida em: a) seleção do problema; b) Elaboração do plano de trabalho; c) Execução do plano. A experiência pedagógica foi realizada entre 2009 e 2010. Os resultados obtidos indicaram a possibilidade de trabalho com essa modalidade nas aulas de ciências e biologia, desmistificando a dicotomia “possibilidade teórica X possibilidade prática” presente no discurso dos alunos no início da disciplina.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
2013-12-04
Comment citer
GUIMARÃES, Simone Sendin Moreira; ASSIS FAVETTA, Leda Rodrigues. Metodologias alternativas na formação dos professores de biologia:a questão dos projetos. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 31, p. 181–190, 2013. DOI: 10.5585/eccos.n31.3079. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/3079. Acesso em: 11 mars. 2025.
Numéro
Rubrique
Artigos
Views
- Résumé 332
- PDF (Português (Brasil)) 334