Metodologias alternativas na formação dos professores de biologia:a questão dos projetos

Autores/as

  • Simone Sendin Moreira Guimarães Universidade Federal de Goiás
  • Leda Rodrigues Assis Favetta Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n31.3079

Palabras clave:

Formação de Professores, Ensino de Biologia, Modalidades Didáticas, Projetos.

Resumen

As modalidades didáticas se constituem em estratégias de ensino-aprendizagem. Um tipo de modalidade didática utilizada no ensino de ciências e biologia são os Projetos de Ensino. O trabalho apresentado se constitui em uma pesquisa-ação com objetivo de discutir a utilização da modalidade “Projetos” durante as aulas de Didática das Ciências em um curso de Ciências Biológica. A escolha dessa modalidade foi determinada em função dos questionamentos e inseguranças dos futuros professores - alunos da disciplina - em relação à utilização dessa modalidade em suas aulas depois de formados. A dinâmica da atividade foi dividida em: a) seleção do problema; b) Elaboração do plano de trabalho; c) Execução do plano. A experiência pedagógica foi realizada entre 2009 e 2010. Os resultados obtidos indicaram a possibilidade de trabalho com essa modalidade nas aulas de ciências e biologia, desmistificando a dicotomia “possibilidade teórica X possibilidade prática” presente no discurso dos alunos no início da disciplina.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Simone Sendin Moreira Guimarães, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação Escolar (UNESP-Araraquara), professora Adjunto I, atua na área de Didática do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás. É Coordenadora de Estágio do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Título das publicações mais relevantes: a) Educação Ambiental e Formação de Professores de Biologia no Município de Piracicaba/SP - 2010. b) Las ideas de sostenibilidad de los alumnos de un curso de biologia – 2007. c) Complexidade e Formação de Professores de Ciências: diálogos preliminares - 2011. e-mail: sisendin@ig.com.br

Leda Rodrigues Assis Favetta, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Publicado

2013-12-04

Cómo citar

GUIMARÃES, Simone Sendin Moreira; ASSIS FAVETTA, Leda Rodrigues. Metodologias alternativas na formação dos professores de biologia:a questão dos projetos. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 31, p. 181–190, 2013. DOI: 10.5585/eccos.n31.3079. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/3079. Acesso em: 11 mar. 2025.

Número

Sección

Artigos
Visualizaciones
  • Resumen 332
  • PDF (Português (Brasil)) 334