Intervenções educacionais e subjetividade: o desafio da ação concreta em investigações científicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n56.8585

Palabras clave:

Ciência, Intervenção educacional, Pesquisa-ação, Cultura

Resumen

Este artigo mapeia o lugar ocupado pelas intervenções educacionais no conhecimento científico na contemporaneidade. O objetivo é democratizar informações básicas sobre intervenção social, para nela incluir novos pesquisadores que atuam na área educacional. Para isso, sintetizamos questões teóricas e práticas que permeiam a construção do conhecimento em ciências de fronteira e de vanguarda, bem como a ruptura causada pelas intervenções, enquanto ciência aplicada na área socioeducacional. Consideramos a importância desta técnica científica de pesquisa em situações de turbulência decorrentes de crises, que demandam soluções mais adequadas ao momento sociocultural, econômico e político em que vivemos. Exemplificamos sua aplicação em projetos de pesquisa-ação instrumentalizados pelo psicodrama pedagógico articulado à psicanálise, em programas participativos da sociedade civil e do Estado; na inter-relação professor-aluno para a aquisição da leitura e escrita; em grupo de idosos e em sala de aula de curso de pós-graduação, em uma universidade portuguesa.

 

 

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Biografía del autor/a

Leila Maria Vieira Kim, Universidade de São Paulo – USP

Tem experiência na área de Psicologia e Pedagogia, com ênfase em Intervenção individual e grupal, atuandoprincipalmente nos seguintes temas: contransferência, transferência psicológica, intervenção social, formação dodocente, pensamento simbólico e processo criativo. Pesquisadora Internacional de Equipe de Pesquisadores daUniversidade de Aveiro - Portugal

Elaine Teresinha Dal Mas Dias, Universidade de São Paulo – USP

Mestrado e doutorado em Psicologia Escolar no Departamento de Psicologia da USP-SP. Professora do curso de Pós-graduaçõa Stricto Sensu em Educação na UNINIVE.

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Publicado

2021-03-31

Cómo citar

KIM, Leila Maria Vieira; DIAS, Elaine Teresinha Dal Mas. Intervenções educacionais e subjetividade: o desafio da ação concreta em investigações científicas. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 56, p. e8585, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n56.8585. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/8585. Acesso em: 3 feb. 2025.

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