Políticas e formação de professores em Educação Física

Autores/as

  • Rodrigo Roncato Marques Anes Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n30.3938

Resumen

O presente artigo procura discutir as políticas para formação em Educação Física, tendo como ponto de partida uma análise acerca da reestruturação política que resultou no movimento de reforma curricular a partir dos anos 1990. Acreditamos que tais políticas e seus desdobramentos determinaram de forma direta a reorganização da perspectiva educacional no Brasil, incluindo o ensino superior, direcionando-as pelos princípios previstos e elaborados pelos organismos multilaterais. No caso da formação em Educação Física fica claro que estas orientações, em certa medida, foram responsáveis diretos para a constituição de um território de crise caracterizado pela contradição, disputa e fragmentação, e por essa razão necessita ser melhor refletido e compreendido.

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Biografía del autor/a

Rodrigo Roncato Marques Anes, Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás-ESEFFEGO (2006), Especialização em Docência Universitária (2009). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás - ESEFFEGO. É membro da secretaria estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Formação de Professores, Currículo, Esporte, Lazer e Políticas Públicas

Publicado

2013-04-05

Cómo citar

RONCATO MARQUES ANES, Rodrigo. Políticas e formação de professores em Educação Física. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 30, p. 75–92, 2013. DOI: 10.5585/eccos.n30.3938. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/3938. Acesso em: 11 mar. 2025.

Número

Sección

Dossiê temático
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