Políticas de formação inicial de professores, tecnologias e a construção social do tempo

Autores/as

  • Lucila Pesce Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n33.3598

Palabras clave:

políticas de formação de professores, educação e tecnologias, construção social do tempo, racionalidade instrumental, racionalidade comunicativa.

Resumen

Das atuais políticas brasileiras de formação inicial de professores da Educação Básica, o artigo põe atenção nos documentos legais que refletem sobre o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), percebendo-os no contexto em que se inserem: a reforma educacional brasileira iniciada nos anos de 1990. É analisada a relação entre a formação docente para o uso pedagógico das TIC e a construção social do tempo. A análise relaciona, de um lado, a racionalidade instrumental com a hegemonia da concepção cronológica do tempo, o que corrobora com a coisificação do homem. De outro, o imbricar entre a racionalidade comunicativa e a atenção à concepção kairológica do tempo, em face da fecundidade de ambas para a educação voltada à emancipação humana. A partir dessa premissa teórica, o artigo considera sobre possíveis encaminhamentos, na área de formação afeita ao uso pedagógico das TIC.

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Biografía del autor/a

Lucila Pesce, Universidade Federal de São Paulo

Professora do Departamento de Educação Área - Educação e Tecnologia

Publicado

2014-05-28

Cómo citar

PESCE, Lucila. Políticas de formação inicial de professores, tecnologias e a construção social do tempo. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 33, p. 157–172, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n33.3598. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/3598. Acesso em: 11 mar. 2025.

Número

Sección

Artigos
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  • Resumen 374
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