Intervenções educacionais e subjetividade: o desafio da ação concreta em investigações científicas
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n56.8585Palavras-chave:
Ciência, Intervenção educacional, Pesquisa-ação, CulturaResumo
Este artigo mapeia o lugar ocupado pelas intervenções educacionais no conhecimento científico na contemporaneidade. O objetivo é democratizar informações básicas sobre intervenção social, para nela incluir novos pesquisadores que atuam na área educacional. Para isso, sintetizamos questões teóricas e práticas que permeiam a construção do conhecimento em ciências de fronteira e de vanguarda, bem como a ruptura causada pelas intervenções, enquanto ciência aplicada na área socioeducacional. Consideramos a importância desta técnica científica de pesquisa em situações de turbulência decorrentes de crises, que demandam soluções mais adequadas ao momento sociocultural, econômico e político em que vivemos. Exemplificamos sua aplicação em projetos de pesquisa-ação instrumentalizados pelo psicodrama pedagógico articulado à psicanálise, em programas participativos da sociedade civil e do Estado; na inter-relação professor-aluno para a aquisição da leitura e escrita; em grupo de idosos e em sala de aula de curso de pós-graduação, em uma universidade portuguesa.
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