Políticas de formação inicial de professores, tecnologias e a construção social do tempo
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n33.3598Palavras-chave:
políticas de formação de professores, educação e tecnologias, construção social do tempo, racionalidade instrumental, racionalidade comunicativa.Resumo
Das atuais políticas brasileiras de formação inicial de professores da Educação Básica, o artigo põe atenção nos documentos legais que refletem sobre o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), percebendo-os no contexto em que se inserem: a reforma educacional brasileira iniciada nos anos de 1990. É analisada a relação entre a formação docente para o uso pedagógico das TIC e a construção social do tempo. A análise relaciona, de um lado, a racionalidade instrumental com a hegemonia da concepção cronológica do tempo, o que corrobora com a coisificação do homem. De outro, o imbricar entre a racionalidade comunicativa e a atenção à concepção kairológica do tempo, em face da fecundidade de ambas para a educação voltada à emancipação humana. A partir dessa premissa teórica, o artigo considera sobre possíveis encaminhamentos, na área de formação afeita ao uso pedagógico das TIC.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28.05.2014
Como Citar
PESCE, Lucila. Políticas de formação inicial de professores, tecnologias e a construção social do tempo. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 33, p. 157–172, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n33.3598. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/eccos/article/view/3598. Acesso em: 10 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Visualizações
- Resumo 374
- PDF 280