Ensino Médio aos olhos da surdez: uma análise de narrativas

Autores

  • Felipe Flores Kupske Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó
  • Jaqueline Reni Loss Universidade Comunitária da Região de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N23.6388

Palavras-chave:

Surdez, Narrativas, Ensino Médio

Resumo

Para que se concretize, de fato, a inclusão nas escolas brasileiras, além de políticas educacionais, há a necessidade de revisão de metodologias adotadas e de apoio da comunidade escolar. Nesse sentido, buscando investigar o ensino médio aos olhos da surdez, com foco no processo de inclusão, este trabalho propõe uma análise de narrativas de quatro estudantes com surdez profunda e severa da região Oeste de Santa Catarina acerca de suas experiências escolares. Em uma análise exploratória dos relatos, podemos perceber que, aos olhos dos aprendizessurdos, há um desencontro entre o que é preconizado pelas propostas políticas e o que é vivenciado na prática durante o processo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Flores Kupske, Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó

Doutor em Linguística Aplicada. Professor Titular da Área de Ciências Humanas e Jurídicas daUniversidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó, Chapecó, SC – Brasil

Jaqueline Reni Loss, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Mestre em Educacão. Professora da Área de Ciências da Saúde da UniversidadeComunitária da Região de Chapecó – Unochapecó, Chapecó, SC – Brasil

Downloads

Publicado

04.05.2016

Como Citar

KUPSKE, Felipe Flores; LOSS, Jaqueline Reni. Ensino Médio aos olhos da surdez: uma análise de narrativas. Dialogia, [S. l.], n. 23, p. 59–68, 2016. DOI: 10.5585/dialogia.N23.6388. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/6388. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Ensino Médio: diagnósticos, desafios e propostas