O conhecimento sensível na gestão da educação básica

Autores

  • Silvia Sell Duarte Pillotto Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE - UNIVILLE
  • Jane Mery Richter Voigt Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.6048

Palavras-chave:

Práticas Educativas. Gestão. Conhecimento sensível. Processos decisórios.

Resumo

Este estudo visa refletir sobre as novas abordagens da gestão no contexto da educação básica, apontando como principal caminho o desenvolvimento do conhecimento sensível, composto das seguintes categorias: imaginação, intuição, criação, emoção e percepção, como base de sustentação conceitual nos atuais enfoques dos processos decisórios na gestão. Com viés qualitativo, a pesquisa contou com entrevistas de dez gestores da rede pública, tendo a análise de conteúdo como ferramenta de interpretação de dados. No contexto atual, repleto de informações subjetivas, no qual as decisões e ações na gestão estão em momento de transição, não basta apenas o conhecimento técnico, científico e administrativo para fazer gestão. É fundamental o conhecimento sensível para que o gestor saiba lidar com as questões subjetivas, bem como com o trabalho compartilhado, descentralizado e sistêmico, enfoques da atualidade, numa gestão de natureza democrática e, sobretudo, humana. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Sell Duarte Pillotto, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE - UNIVILLE

Pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança - IEC na Universidade do MINHO - UMINHO, Braga/Portugal em 2007/2008. Doutora em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003); Mestre em Educação (Currículo) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1997) Especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte na Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (1992); Graduada em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC (1983) Professora titular nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE e nos Programas de Pós-Graduação - Mestrado em Educação; Pesquisadora e coordenadora de Núcleo de Pesquisa, possui experiência nas áreas de Artes, Gestão, Currículo, Avaliação e Arte/Educação. Avaliadora do INEP, atua nos seguintes níveis da educação: educação superior e pós-graduação. Autora de vários livros publicados, desenvolve formação continuada e consultoria nas áreas citadas.

Jane Mery Richter Voigt, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutora em Educação, área de concentração Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Mestre em Educação na linha de pesquisa Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2004). Licenciada em Matemática pela Fundação Educacional da Região de Joinville - FURJ (1991). Atualmente é professora titular da Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE, atuando como professora em cursos de graduação e como professora colaboradora no Mestrado em Educação e participante do Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE. Também assume a função de coordenadora pedagógica no Colégio dos Santos Anjos. Tem experiência na área de ensino de Matemática, na formação de professores e na coordenação pedagógica na Educação Básica.

Downloads

Publicado

02.12.2015

Como Citar

PILLOTTO, Silvia Sell Duarte; VOIGT, Jane Mery Richter. O conhecimento sensível na gestão da educação básica. Dialogia, [S. l.], n. 22, p. 31–45, 2015. DOI: 10.5585/dialogia.N22.6048. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/6048. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Gestão na Educação Básica: regulação, avaliação, currículo, qualidade e práticas