As relações escolares em questão: um estudo sobre os contratos pedagógicos

Autores

  • Thiago Valim Oliveira Prefeitura Municipal de Guarulhos/Secretaria de Educação Escolar

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N22.5145

Palavras-chave:

Contrato Pedagógico. Regras. Desenvolvimento Moral. Autonomia. Ética.

Resumo

Neste trabalho o autor objetivou compreender como os “combinados”, conhecidos academicamente como “contratos pedagógicos”, podem auxiliar o docente a lidar com os casos de disciplina e  indisciplina, superando uma gestão de sala de aula unilateral e “magistrocêntrica”, e a construir as normas e regras que norteiam o trabalho pedagógico, bem como, aquelas que organizam a relação professor-aluno. Para tanto, buscou-se o respaldo em bibliografias variadas, como livros, artigos e dissertações de mestrado. Também quis-se compreender se as educadoras  de uma escola pública estadual paulista localizada na Zona Norte da Capital realizam essa prática, isto é, os contratos pedagógicos, para compreender como, quando e com quais objetivos, desvelando assim as ações cotidianas do ambiente escolar. 

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Biografia do Autor

Thiago Valim Oliveira, Prefeitura Municipal de Guarulhos/Secretaria de Educação Escolar

Mestrando em Educação: Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP – Brasil

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Publicado

06.11.2015

Como Citar

OLIVEIRA, Thiago Valim. As relações escolares em questão: um estudo sobre os contratos pedagógicos. Dialogia, [S. l.], n. 22, p. 173–186, 2015. DOI: 10.5585/dialogia.N22.5145. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/5145. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos