Conhecimentos e disciplinas escolares: reflexões sobre a construção social do currículo na educação básica

Autores

  • Maria Cristina Ferreira dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N20.5071

Palavras-chave:

disciplinas escolares, conhecimento escolar, cultura escolar, comunidade disciplinar

Resumo

Com o desenvolvimento dos sistemas de ensino, as disciplinas tornaram-se elementos hegemônicos da organização formal do currículo escolar. Estudos sobre a constituição das disciplinas escolares nos auxiliam a compreender a produção curricular na educação básica como um construto sócio-histórico, em que cabe investigar os objetivos, conhecimentos, metodologias e avaliações em articulação com o contexto social e nas relações que as disciplinas escolares estabelecem com as disciplinas de referência e as finalidades sociais. Este trabalho pretende contribuir para o debate sobre o currículo escolar investigando as noções de disciplina, conhecimento e cultura escolar e buscando refletir sobre os elementos constitutivos do conhecimento e das disciplinas escolares, assim como sobre o papel dos professores e da comunidade disciplinar na construção social do currículo. Para isso apoiamo-nos nos referenciais teórico-metodológicos de Ivor Goodson (1983, 1995, 1997), Andrè Chervel (1990), Dominique Julia (2001 e 2002) e Antonio Viñao (2008) sobre as disciplinas e culturas escolares; Jean Claude Forquin (1992, 1993) e Andrè Chervel (1990) sobre os traços morfológicos e estilísticos dos conhecimentos e os elementos constitutivos das disciplinas; e Alice Casimiro Lopes (1999, 2007, 2008) com as noções de conhecimento escolar e disciplinas escolares. Assumindo a perspectiva de que os conhecimentos legitimados na escola são resultantes de disputas e tensões em campos distintos das ciências de referência, consideramos que as disciplinas escolares são um construto próprio da escola.  As disciplinas escolares apresentam características que as aproximam das científicas e acadêmicas, mas também se distanciam destas, pois atendem a finalidades sociais específicas, que reconfiguram sua organização e conferem diferente hierarquização de objetivos e valores relacionados às finalidades educativas, na dimensão da cultura escolar. Entendemos que o conhecimento escolar se ajusta à rotinização e ritualização das práticas escolares e tem as marcas da organização nas diferentes disciplinas em anos ou séries e da divisão do tempo entre as disciplinas no horário da escola, apresentando traços característicos presentes em produtos escolares e relacionando-se intimamente às disciplinas escolares. Atentamos também para a importância do papel dos professores e da comunidade disciplinar na constituição das disciplinas, considerando que estes atores sociais produzem e organizam o conhecimento escolar em determinado contexto sócio-histórico. 

Bibliografia Básica 

CHERVEL, Andre. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, n. 2, Porto Alegre, 1990, p. 177-229.

FORQUIN, J. C. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria & Educação”, n. 5. Porto Alegre: Pannonica Editora, 1992.

FORQUIN, J. C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

GOODSON, Ivor F.  School Subjects and Curriculum Change. Croom Helm Curriculum Policy and Research Series. 1983.

GOODSON, Ivor F. Currículo: Teoria e História.  Petrópolis: Vozes, 1995.

GOODSON, Ivor F. A Construção Social do Currículo. Coletânea de textos de Goodson organizada por Antônio Nóvoa. Lisboa: Educa, 1997.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação v.1, n. 1, Campinas, jan./jun. 2001, p. 9-43.

JULIA, Dominique. Disciplinas escolares: objetivos, ensino e apropriação. In: LOPES, Alice Casimiro Ribeiro; MACEDO, Elizabeth. (Org.) Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP & A, 2002.

LOPES, Alice Casimiro Ribeiro. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999.

LOPES, Alice Casimiro Ribeiro. Currículo e Epistemologia. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.

LOPES, Alice Casimiro Ribeiro. Políticas de integração curricular. 1. ed. Rio de Janeiro: EdUERJ / FAPERJ, 2008.

 

VIÑAO, Antonio. A história das disciplinas escolares. Revista Brasileira de História da Educação, n.18, set/dez. 2008, p. 174-214.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Ferreira dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de
Janeiro. Professora e Pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Ensino
de Ciências, Ambiente e Sociedade (PPGEAS) e de Ensino em Educação Básica
(PPGEB) na mesma Instituição.

Downloads

Publicado

30.09.2014

Como Citar

FERREIRA DOS SANTOS, Maria Cristina. Conhecimentos e disciplinas escolares: reflexões sobre a construção social do currículo na educação básica. Dialogia, [S. l.], n. 20, p. 75–84, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N20.5071. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/5071. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Dôssie Temático: Currículo e Educação Básica