Modernismo brasileiro: muito além da Semana de Arte Moderna de 1922

Autores

  • José Lúcio da Silva Menezes Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N16.3978

Palavras-chave:

Historiografia. Modernismo. Modernização. Semana de Arte Moderna de 1922.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a hegemonia paulistana como marco emblemático da Semana de Arte Moderna de 1922 que a consagrou, ao longo do século XX, como o grande referencial de renovação das artes e do pensamento brasileiro. Propõe também a discutição das fronteiras territoriais da produção do Modernismo a partir da interpretação de autores, sobretudo cariocas, que se colocaram como críticos da hegemonia dos intelectuais paulistas da Semana de 1922

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03.04.2013

Como Citar

DA SILVA MENEZES, José Lúcio. Modernismo brasileiro: muito além da Semana de Arte Moderna de 1922. Dialogia, [S. l.], n. 16, p. 167–184, 2013. DOI: 10.5585/dialogia.N16.3978. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/3978. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos