Formas de dizer de si e do mundo: autobiografias e autoetnográficas de educadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/49.2024.27370

Palavras-chave:

autobiografias

Resumo

As investigações educacionais sobre as escritas pessoais nos processos de formação e profissionalização dos professores começaram a se expandir no Brasil a partir de 1990, marcando o que pode ser chamado de "mudança biográfica na Educação". Desde então, muitos estudos sobre a profissão docente têm se concentrado em como os professores vivenciam sua formação ao longo da vida, destacando a reflexão sobre as experiências acumuladas no ensino. Esses estudos, que utilizam as histórias de vida como um método qualitativo e uma prática formativa, buscam identificar, nas trajetórias dos professores, questões relevantes para a pesquisa educacional, tais como: as motivações para a escolha da profissão, as características das diferentes fases da carreira docente, as questões de gênero no exercício do ensino, a construção da identidade profissional e as relações entre práticas educativas e políticas educacionais (Passeggi; Souza; Vicentini, 2011).

Nesse sentido, o Dossiê do número 49 da Dialogia trouxe como temática as Formas de dizer de si e do mundo: autobiografias e autoetnografias de educadores. Seguindo essa proposta, estabeleceu-se, nos artigos da seção Dossiê, um diálogo a partir de estudos autobiográficos e autoetnográficos que trouxeram à tona subjetividades e profissionalidades constituídas em meio às relações estabelecidas com políticas educacionais, dispositivos pedagógicos, cotidianos escolares e projetos educacionais. Nesse contexto, esses textos discutem: narrativas autobiográficas na formação de professores-pesquisadores; tecnologias assistivas na formação do estudante com paralisia cerebral; trabalho intelectual e militância LGBTI+; modos de ver a Amazônia e a mulher amazônida; epifanias autoetnográficas da invisibilização do corpo negro e da negritude na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Física; e samba, ciência e outras formas de criar mundos.

Na seção Artigos, encontram-se textos que tratam de temáticas diversificadas, a saber: as representações sociais de jovens do Maruanum-AP e as implicações em seus projetos de vida; o discurso no universo da Linguística; o curso de Pedagogia como constituidor da identidade docente; as perspectivas e desafios do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas públicas da Educação Básica; o direito à qualidade da Educação Infantil no Brasil; a Base Nacional Comum Curricular, Reforma do Ensino Médio e Educação do Campo; a inclusão e formação inicial docente em Educação Física; a abordagem STEAM e educação teatral em um curso de Engenharia; as potencialidades das tecnologias digitais no ensino da Educação Física escolar; atividades de Educação Física adaptadas para alunos usuários de cadeiras de rodas; metodologias para qualificar a prática docente na creche; e formação de professores e percepções sobre gênero e sexualidade no contexto escolar.

A entrevista foi concedida pela professora Margaréte May Berkenbrock-Rosito, atualmente vinculada como docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Mestrado e Doutorado em Educação e Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais, da Universidade Cidade São Paulo (UNICID). Desenvolve outras atividades como: avaliadora de cursos do Ministério da Educação, pesquisadora e professora convidada no Mestrado em Bioética do Centro Universitário São Camilo. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, história de vida, memória, e educação estética na formação inicial e continuada de professores. Este número da revista Dialogia finaliza com a resenha do livro Jornadas Autobiográficas: a contribuição das narrativas e memórias na formação de educadores, de Adriana Friedmann, São Paulo: Panda Educação, 2023, escrita por Fernanda Cristina Mota Vellado Passos e Nádia Conceição Lauriti.

 

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Biografia do Autor

Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Universidade Nove de Julho, Uninove

Pós-Doutoramento na Universidade Aberta - Portugal, UAB-PT, Portugal. Doutora em Educação e Currículo pela PUC/SP. Mestre e Pedagoga pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Unesp/Campus de Presidente Prudente/SP. Atualmente é docente/pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE e Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais - PROGEPE, ambos vinculados à Universidade Nove de Julho - UNINOVE-SP. Integra a linha de Pesquisa Educação Popular e Culturas (LIPECULT) e Linha de Pesquisa e de Intervenção - Metodologia da Aprendizagem e Práticas de Ensino (LIMAPE). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Cultura Digital ? GRUPETeC (CNPq/UNINOVE/SP). Editora do periódico Dialogia - uma publicação científica quadrimestral do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da Universidade Nove de Julho/UNINOVE/SP. Coordenadora do Programa Escola da Ciência - UNINOVE-SP, vinculado à Pós-Graduação em Educação, desde 2017. Possui experiência com formação inicial e continuada de professores para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), Robótica, Pensamento Computacional, Redes Sociais, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Dispositivos Móveis, Inovações Metodológicas, entre outros, em contextos educacionais, nos diferentes segmentos de ensino. Possui experiências e pesquisas que relacionam a concepção e desenvolvimento da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na Educação Básica. Experiências como formadora e pesquisadora junto a programas voltados para escolas públicas, dentre elas, destacam-se a atuação no Projeto Gestão Escolar e Tecnologias (Parceria entre PUC/SP, Microsoft e Secretarias de Estado), formação continuada de professores para uso do software de autoria Visual Class nas séries iniciais do Ensino Fundamental junto à rede municipal de Educação de Junqueirópolis/SP. Atuação na implementação e coordenação de Núcleos de Educação a Distância (NEaD), acompanhando suas principais ações, tais como: customização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle; estruturação e desencadeamento de programas de formação de professores tutores e autores/conteudistas; concepção e produção de materiais didáticos; design pedagógico do AVA; definição de ações de acompanhamento de cronograma; apoio ao desempenho de estudantes; entre outras ações. Atuou como formadora no Instituto Ayrton Senna e junto ao Programa ?Pense Grande ?, coordenado pela Fundação Telefônica Vivo/Brasil, no apoio à formação continuada de professores, no que tange à integração das tecnologias digitais e do empreendedorismo social ao currículo da Educação Básica. Possui diversos capítulos e artigos científicos publicados na área. Integrante da Rede - CIEB - Centro de Inovação para a Educação Brasileira. Pesquisadora colaboradora na Universidade Aberta de Portugal & International Network no Projeto: OLAF- Online Learning and Fun que é um projeto de pesquisa em grande escala coordenado pela Dra. Alexandra Okada (PI) e Prof. Sheehy (Co-I) da Open University UK. Coordenadora Geral do Projeto de Pesquisa: A ROBÓTICA, O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: POTENCIALIZANDO APRENDIZAGENS E COMPETÊNCIAS EM PROCESSOS DE RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO DE CIÊNCIAS, (CNPq/Uninove). 

Patrícia Aparecida Bioto, Universidade Nove de Julho, Uninove

 Pós-Doutora pela PUC-SP, EHPS. Doutora em História da Educação pela PUC-SP. Professora do Mestrado Profissional em Gestão e Práticas Educacionais da UNINOVE-SP. 

Referências

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de; VICENTINI, Paula Perin. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto)biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista | Belo Horizonte | v.27 | n.01 | p.369-386 | abr. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-46982011000100017. Acesso em: 04 set. 2024.

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Publicado

06.09.2024

Como Citar

TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima; BIOTO, Patrícia Aparecida. Formas de dizer de si e do mundo: autobiografias e autoetnográficas de educadores. Dialogia, [S. l.], n. 49, p. e27370, 2024. DOI: 10.5585/49.2024.27370. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/27370. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Editorial