Hortas escolares e teorias de ensino-aprendizagem: caminhos para uma Educação Agroecológica
DOI:
https://doi.org/10.5585/52.2025.26947Palavras-chave:
Agroecologia, Educação Ambiental, Educação Básica, interdisciplinaridadeResumo
A horta escolar é uma ferramenta pedagógica utilizada em todas as etapas da Educação Básica das escolas brasileiras. Por meio desse recurso educacional, é possível explorar diferentes conteúdos, sobretudo aqueles relacionados ao Ensino de Ciências, Educação Alimentar e Ambiental. O objetivo da pesquisa foi compreender como as práticas educativas desenvolvidas em hortas escolares estão associadas, sob uma perspectiva agroecológica, às teorias de ensino-aprendizagem. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa de literatura no Google Scholar e Scielo, utilizando as palavras-chave “horta escolar” AND “educação básica” AND “Brasil”, buscando compreender quais práticas escolares são utilizadas dentro do espaço da horta escolar. Com os resultados percebeu-se que as metodologias empregadas em 32 trabalhos realizados em escolas brasileiras giram em torno de uma perspectiva centrada no aluno, respeitando seus conhecimentos prévios e valorizando suas realidades regionais e locais, corroborando com as teorias apresentadas por Ausubel (2000), Moreira (2005) e Freire (2007) as quais estão de acordo com os princípios da Educação Agroecológica. No espaço vivo da horta, acontecem aulas de variadas disciplinas, como Geografia, Matemática, Português, História e Sociologia. Portanto, como prática pedagógica possui um caráter interdisciplinar e as atividades desenvolvidas envolvem diversas possibilidades de ensino e aprendizagem.
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