Boas práticas escolares em tempos de pandemia COVID-19

um olhar para uma escola técnica estadual na cidade de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/46.2023.25594

Palavras-chave:

boas práticas escolares; escola técnica; pandemia COVID-19

Resumo

Este artigo visou analisar as boas práticas escolares que contribuíram para uma gestão escolar eficaz dentro do contexto pandêmico, tendo por foco uma escola técnica estadual, na cidade de São Paulo. Metodologicamente, realizou-se um estudo descritivo, bibliográfico e documental, de abordagem qualitativa. Os resultados sugerem cinco processos internos da escola que influenciaram uma gestão escolar eficaz: organização orientada à aprendizagem, parceria casa-escola, ambiente de aprendizagem, liderança profissional e monitoramento/avaliação do progresso. Além disso, verificou-se que as boas práticas relacionadas à gestão escolar, resultaram em um bom desempenho dos alunos nas menções finais, mesmo diante do cenário de um evento extremo.

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Biografia do Autor

Natália Moura Leonardo, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS

Mestranda em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional

Michel Mott Machado, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS

Professor no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional

Marilia Macorin de Azevedo, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS

Doutora em Engenharia

Professora no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional

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Publicado

28.12.2023

Como Citar

LEONARDO, Natália Moura; MACHADO, Michel Mott; AZEVEDO, Marilia Macorin de. Boas práticas escolares em tempos de pandemia COVID-19: um olhar para uma escola técnica estadual na cidade de São Paulo. Dialogia, [S. l.], n. 46, p. e25594, 2023. DOI: 10.5585/46.2023.25594. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/25594. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos