A formação docente na cibercultura

inovação e acessibilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/47.2023.25578

Palavras-chave:

formação docente; cibercultura; inovação; acessibilidade

Resumo

As tecnologias digitais desempenham uma função importante no cenário educacional, apontando para a urgência de incorporar as tendências emergentes não apenas no método de ensino, mas também na formação dos professores. O problema desta pesquisa aborda como formar professores, de modo que suas práticas estejam alinhadas com a aquisição de competências para enfrentar os desafios decorrentes das novas tendências. O objetivo é analisar as correlações atuais entre a cibercultura e a formação docente, buscando identificar tendências de práticas inovadoras e acessíveis que possam aprimorar o processo de ensino. Utilizando métodos analíticos e interpretativos, a pesquisa aprofunda práticas pedagógicas sugeridas por meio da análise bibliográfica qualitativa. Os resultados apontam para a imprescindibilidade de integrar, no âmbito educacional e formativo, as tendências atuais, tais como hibridismo, metodologias ativas, inteligência artificial, projetos STEAM, gamificação e robótica. Isso requer a criação de oportunidades para que esses profissionais possam vivenciar essas metodologias durante sua formação.

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Biografia do Autor

Jacinta Lucia Rizzi Marcom, Universidade Regional Integrada Alto Uruguai e das Missões (URI)

Doutoranda

 

Ana Paula Teixeira Porto,   Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Doutorado em Letras

              

Daniela Melaré Vieira Barros, Universidade Aberta (UAb)

Doutorado em Educação 

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Publicado

28.12.2023

Como Citar

MARCOM, Jacinta Lucia Rizzi; PORTO, Ana Paula Teixeira; BARROS, Daniela Melaré Vieira. A formação docente na cibercultura: inovação e acessibilidade. Dialogia, [S. l.], n. 47, p. e25578, 2023. DOI: 10.5585/47.2023.25578. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/25578. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

IE Conference 2023 - Ed. Esp. n. 47 “Inovação, Internacionalização e Inclusão”