Avaliação da aprendizagem na educação infantil e os contextos empobrecidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/46.2023.25130

Palavras-chave:

pobreza; infâncias; avaliação da aprendizagem na educação infantil; relatórios descritivos.

Resumo

O artigo busca compreender os sentidos que têm sido atribuídos aos processos de avaliação da aprendizagem na educação infantil, a partir da análise de relatórios avaliativos de crianças matriculadas em três Centros Municipais de Educação Infantil, localizados em territórios periféricos da cidade de Vitória-ES. Fundamentando-se em autores, como Hoffmann (2012) e Godoi (2010), debate a avaliação da aprendizagem, refletindo como os relatórios avaliativos têm considerado os contextos sociais de vida de crianças empobrecidas. Recorre aos pressupostos da pesquisa-ação, sistematizados em um curso de extensão com profissionais da educação infantil. O curso possibilitou direcionar olhares para as práticas avaliativas classificatórias e excludentes. O estudo evidenciou uma educação voltada à escolarização das crianças a partir de modelos hegemônicos presentes também nas avaliações, que desconsideram as realidades sociais. Foi possível repensar com o coletivo práticas educativas-avaliativas que respeitem as subjetividades infantis em um movimento de defesa de uma educação pública e de qualidade efetivamente inclusiva.

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Biografia do Autor

Shellen de Lima Matiazzi, Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes

Mestre em Educação

 

Renata Duarte Simões,  Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes

Pós-doutora em História e Historiografia

 

Alexandro Braga Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes

Pós-doutor em Educação

 

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Publicado

28.12.2023

Como Citar

MATIAZZI, Shellen de Lima; SIMÕES, Renata Duarte; VIEIRA, Alexandro Braga. Avaliação da aprendizagem na educação infantil e os contextos empobrecidos. Dialogia, [S. l.], n. 46, p. e25130, 2023. DOI: 10.5585/46.2023.25130. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/25130. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 46 “Avaliação institucional e da aprendizagem na escola básica”