Educação e Pandemia

Os desafios para o ensino de Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/46.2023.24210

Palavras-chave:

educação; pandemia; ensino de Língua Portuguesa

Resumo

Partindo do cenário educacional proporcionado pela pandemia de COVID-19, esta pesquisa suscita algumas reflexões sobre os desafios do ensino de Língua Portuguesa durante o período de aulas remotas. Para isso, embasou-se em autores como Antunes (2003), Morin (2009), Moran (2000), Silva (2002), entre outros. Como metodologia, adotou-se uma pesquisa de campo, mediante abordagem qualitativa, visto que as pesquisadoras observaram as aulas de Língua Portuguesa, em turmas do Ensino Médio, em uma escola estadual, da cidade de Teresina-PI. Constatou-se a dificuldade dos alunos e professores em manusear aplicativos como Google Meet etc; os obstáculos enfrentados pelo docente de Língua Portuguesa ao buscar centralizar o ensino no texto, além de encontrar-se em posição que requeria o desenvolvimento de estratégias didático-pedagógicas; ademais, os discentes, nas aulas remotas, tiveram aprendizagem deficitária. Observou-se, portanto, a complexidade do ensinar e aprender e a necessidade de adaptação e de superação por parte dos docentes e discentes.

 

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Biografia do Autor

Rosangela Pereira de Sousa, Universidade Estadual do Piauí- UESPI

Doutora em Educação 

Raquel Leal de Carvalho, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ- UESPI

Graduanda em Letras/Português 

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Publicado

21.12.2023

Como Citar

PEREIRA DE SOUSA, Rosangela; LEAL DE CARVALHO, Raquel. Educação e Pandemia: Os desafios para o ensino de Língua Portuguesa. Dialogia, [S. l.], n. 46, p. e24210, 2023. DOI: 10.5585/46.2023.24210. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/24210. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos