Paulo Freire e a educação na infância em sete categorias que se complementam

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/42.2022.23499

Palavras-chave:

infância, educação infantil, Paulo Freire, epistemologia freiriana, educação emancipadora

Resumo

Conhecido e reconhecido como uma das mais relevantes produções do Século XX para o campo pedagógico, o legado teórico-metodológico de Paulo Freire foi discutido até o final dos anos de 1990, prioritariamente, no âmbito da educação de pessoas jovens e adultas. Todavia, com a redescoberta e expansão de suas ideias, desde o início da primeira década do século XXI, o trabalho do eminente educador e pensador brasileiro tem sido problematizado em diferentes áreas do conhecimento e incorporado como referência teórico-prática por uma infinidade de movimentos sociais crítico-humanistas. Nesse mesmo período, a infância tem sido uma das modalidades mais destacadas na renovação pedagógica ao encontrar nos subsídios freirianos importantes aportes conceituais e práticos para o fazer cotidiano educacional, nessa etapa tão fundamental da educação. Com o propósito de contribuir para esse debate, a presente reflexão elegeu sete categorias freirianas que, dentre outras, ajudam a entender tanto o processo ontológico quanto o processo de aprendizagem nos primeiros anos, seja no mundo da escola, seja fora do ambiente escolar. Esperança/utopia, amorosidade, diálogo, leitura do mundo, inconclusão, ingenuidade e curiosidade são alguns dos aportes conceituais centrais que, discutidos aqui a partir do legado freiriano, contribuem para os fundamentos de uma práxis radicalmente emancipadora desde a infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jason Ferreira Mafra, Universidade Nove de Julho (Uninove)

Doutor em Educação

José Walter Silva e Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)

Doutor em Educação

Gustavo Mota, Universidade Nove de Julho (Uninove)

Mestrando em Educação

Referências

ANDREOLA, Balduíno Antonio. Prefácio. In: SILVA, Marta Regina Paulo da; MAFRA, Jason Ferreira. Paulo Freire e a educação das crianças. São Paulo: BT Acadêmico, 2020, pp. 17-27.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 6. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1994.

FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 18. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes e práticas necessários a educação. ed. 62. Rio de Janeiro / São Paulo: Paz e Terra, 2019. [1996]

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 28. ed. São Paulo / Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido (o manuscrito). 1. ed. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire; Universidade Nove de Julho (UNINOVE); Big Time Editora/BT Acadêmica, 2018.

GADOTTI, Moacir; FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Pedagogia: diálogo e conflito. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2015.

MAFRA, Jason Ferreira. Paulo Freire, um menino conectivo: conhecimento, valores e práxis do educador. São Paulo: BT Acadêmica / Brasília: Liber Livro, 2016.

SILVA, José Walter Silva e. Cultura… culturas: tensões pentecostais no ensino da religiosidade afro-brasileira. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2018.

SILVA, Marta Regina Paulo da; MAFRA, Jason Ferreira. Paulo Freire e a educação das crianças. São Paulo: BT Acadêmico, 2020.

SIMÕES, Sérgio Lourenço. A pedagogia do neologismo: a linguagem de Paulo Freire e a educação libertadora. 2013. Tese (Doutoramento) – Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2013.

Downloads

Publicado

21.12.2022

Como Citar

MAFRA, Jason Ferreira; SILVA E SILVA, José Walter; MOTA, Gustavo. Paulo Freire e a educação na infância em sete categorias que se complementam. Dialogia, [S. l.], n. 42, p. e23499, 2022. DOI: 10.5585/42.2022.23499. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/23499. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 42 “Paulo Freire e seu legado para a educação de crianças, jovens e adultos”