Escuta sensível no estágio supervisionado em Educação Infantil: reflexões em tempos (pós) pandêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/46.2023.23163

Palavras-chave:

Educação Infantil, COVID-19, escuta sensível, estágio supervisionado, Paulo Freire

Resumo

Este estudo objetivou investigar o gesto de escuta sensível nas experiências de docência de acadêmicas do curso de Pedagogia, no Estágio em Educação Infantil, da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim-RS. Em 2022, o estágio é retomado na modalidade presencial, após o término do período de ensino remoto e isolamento social, em decorrência da pandemia de COVID-19. Diante desse contexto, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem metodológica descritivo-interpretativa, partindo de um levantamento bibliográfico sobre a prática docente de escuta na perspectiva teórica freiriana. Os dados empíricos foram construídos com a participação de vinte e seis estagiárias que responderam um instrumento on-line. A partir da análise das narrativas sobre as experiências das estagiárias, discutiu-se a importância da escuta para elaboração de um planejamento significativo na Educação Infantil, que alcance os interesses, desejos e modos de vida das crianças, contribuindo, assim, para a construção de uma formação docente mais crítica e reflexiva.

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Biografia do Autor

Elise de Moraes, Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS

Doutora em Educação 

 

Adriana Salete Loss, Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS

Doutora em Educação 

 

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Publicado

17.10.2023

Como Citar

MORAES, Elise de; LOSS, Adriana Salete. Escuta sensível no estágio supervisionado em Educação Infantil: reflexões em tempos (pós) pandêmicos. Dialogia, [S. l.], n. 46, p. e23889, 2023. DOI: 10.5585/46.2023.23163. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/23163. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos