A emancipação intelectual, a comunicação dialógica e o princípio da igualdade entre educador e educando: tecendo diálogos a partir de Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/42.2022.22881

Palavras-chave:

emancipação intelectual, princípio da igualdade, educação e política, Paulo Freire, Joseph Jacotot

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre algumas questões inerentes à relação educador/educando, trazidas nas obras de Paulo Freire. Os conceitos de emancipação intelectual, comunicação dialógica e igualdade, trabalhados por nosso patrono da educação e abordados neste estudo, encontraram interlocução no pensamento de Joseph Jacotot, educador francês do início do século XIX, com quem buscamos paralelos. Sabendo que a educação e a política norteiam a obra de ambos os educadores, o recurso metodológico adotado foi a pesquisa bibliográfica, mobilizada a partir de aportes teóricos como Rancière (2015), Kohan (2017; 2019), Masschelein e Simons (2013), os quais abordam a filosofia para pensar a educação, a política, a igualdade e a emancipação. As conclusões apontam o compromisso político dos educadores analisados com a emancipação intelectual e a libertação dos sujeitos por meio da educação, apresentando caminhos de resistência e enfrentamento ao conservadorismo que afronta a educação, o educador e a escola.

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Biografia do Autor

Letícia Carneiro da Conceição, Universidade Federal do Parará – UFPA

Doutora em Educação

Carolline Septimio, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Doutora em Educação

Vanessa Goes Denardi, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Mestre em Educação

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Publicado

20.12.2022

Como Citar

CARNEIRO DA CONCEIÇÃO, Letícia; SEPTIMIO, Carolline; GOES DENARDI, Vanessa. A emancipação intelectual, a comunicação dialógica e o princípio da igualdade entre educador e educando: tecendo diálogos a partir de Freire. Dialogia, [S. l.], n. 42, p. e22881, 2022. DOI: 10.5585/42.2022.22881. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/22881. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 42 “Paulo Freire e seu legado para a educação de crianças, jovens e adultos”