Análise documental de um programa de extensão “Educa Pontal”

uma parceria universidade/sistema de educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/48.2024.20643

Palavras-chave:

extensão universitária, parceria universidade/sistema de educação básica, pesquisa documental

Resumo

O artigo tem como foco a análise documental de um programa de extensão intitulado “Educa Pontal”, realizado mediante a parceria universidade/sistema de educação básica. O programa, resultado de ações de diagnóstico e avaliação da aprendizagem, tem sido realizado desde 2019. Por meio de um Sistema Gestor de Extensão a universidade operacionaliza o cadastro e acompanhamento das ações vinculadas ao Programa. O objetivo foi identificar e analisar os dados gerenciais e documentais do programa. A abordagem de pesquisa é qualitativa, elaborada mediante utilização de fontes documentais/relatórios do período de 2019 a 2021, baixada do Sistema Gestor, categorizados e analisados textualmente e por estatística descritiva. Os resultados indicam que foram desenvolvidos processos formativos que abrangeram workshops com os temas: cidadania, ética, ensino e aprendizagem, formação de competências e outros, com média de 100 até mais de 1.000 participantes, sendo esses professores de educação básica, gestores e estudantes de Ensino Médio.

 

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Biografia do Autor

Enio Magro, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo – SEDUC/SP

Mestre em Educação

 

Danielle Aparecida Nascimento dos Santos, Universidade do Oeste Paulista – Unoeste

Doutora em Educação

 

Adilson Eduardo Guelfi, Universidade do Oeste Paulista – Unoeste

Doutor em Engenharia Elétrica

 

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Publicado

26.02.2024

Como Citar

MAGRO, Enio; NASCIMENTO DOS SANTOS, Danielle Aparecida; GUELFI, Adilson Eduardo. Análise documental de um programa de extensão “Educa Pontal”: uma parceria universidade/sistema de educação básica. Dialogia, [S. l.], n. 48, p. e20643, 2024. DOI: 10.5585/48.2024.20643. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/20643. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos