A relação entre linguagem e realidade: um panorama histórico

Autores

  • Iran Ferreira Melo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v8i2.1460

Palavras-chave:

Categorização. Construção. Linguagem. Realidade. Representação.

Resumo

Em toda história dos estudos sobre a linguagem, grandes questionamentos foram feitos acerca da relação entre as palavras e o mundo. Pudemos observar, com isso, a preocupação do homem em desvendar os liames que separam ou fundem a linguagem da realidade que o norteia. Este trabalho tem como objetivo discutir várias concepções sobre a díade linguagem e realidade social, destacando o quadro teórico de Norman Fairclough (1989, 2001, 2003), considerado um dos principais expoentes sobre o assunto nos recentes estudos linguísticos, e que defende que a relação da linguagem com o mundo se dá por meio de uma atividade dialética entre ambos. Nosso intuito é traçar um panorama sobre as teorias acerca da relação referencial entre mundo e linguagem, postuladas pelos teóricos supracitados, e sublinhar a pertinência da perspectiva sociodiscursiva de Fairclough para os estudos linguísticos contemporâneos, apontando seus conceitos e sua aplicabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iran Ferreira Melo, Universidade de São Paulo

Doutorando em Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo, mestre em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sendo licenciado em Letras pela mesma instituição. Desenvolve pesquisas ligadas à Análise Crítica do Discurso, à Lingüística Sistêmico-funcional e à Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua.

Downloads

Publicado

05.04.2010

Como Citar

MELO, Iran Ferreira. A relação entre linguagem e realidade: um panorama histórico. Dialogia, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 217–228, 2010. DOI: 10.5585/dialogia.v8i2.1460. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/1460. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático