Práticas educativas e curriculares na educação infantil: currículo posto e currículo praticado

Autores

  • Fabrício Oliveira da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS Universidade do Estado da Bahia - UNEB http://orcid.org/0000-0002-7962-7222
  • Lilian Maria de Almeida Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Tarcyo Miranda Alves Universidade do Estado da Bahia - UNEB Secretaria Municipal de Educação de Morro do Chapéu - BA.

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.11645

Palavras-chave:

Currículo, Educação Infantil, Prática educativa

Resumo

O artigo trata das práticas educativas e curriculares de professores que atuam na Educação Infantil. Aborda e analisa as implicações das práticas educativas em consonância ao currículo desenvolvido na sala de aula, assim como as aproximações e distâncias dessa prática frente aos documentos oficiais nacionais e municipal.  O trabalho tem como objetivo identificar as práticas educativas e curriculares desenvolvidas pelas professoras da Educação Infantil no que tange às ações do cotidiano da sala de aula. Elegeu-se como método a abordagem (auto)biográfica, por possibilitar a revelação dos sentidos que as professoras constroem quando narram e refletem sobre sua trajetória de vida, formação e atuação profissional. O trabalho permitiu perceber que muitas vivências da sala de aula estão fundamentadas no documento curricular da rede. Conclui-se que as práticas educativas precisam ser repensadas para acolher as inovações curriculares atuais, assim como repensar e (re)elaborar os planos de ensino e os planos de aula.

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Biografia do Autor

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo - USP. Professor assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana, lotado no Departamento de Educação. Professor permanente do Mestrado em Educação - PGE da Universidade Estadual de Feira de Santana. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Pedagogia Universitária - NEPPU e Membro do Grupo de pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica - DIVERSO do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC - UNEB

Lilian Maria de Almeida, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Especialista em Educação Infantil pela Universidade do Estado da Bahiaq - UNEB. Licenciada em Pedagogia e consultora em educação pela Secretaria Municipal de Educação de Morro do Chapéu - Ba.

Tarcyo Miranda Alves, Universidade do Estado da Bahia - UNEB Secretaria Municipal de Educação de Morro do Chapéu - BA.

Especialista em Educação Infantil pela Universidade do Estado da Bahiaq - UNEB. Licenciado em Pedagogia e professor da Educação Básica pela Secretaria Municipal de Educação de Morro do Chapéu - Ba.

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Publicado

31.08.2019

Como Citar

SILVA, Fabrício Oliveira da; ALMEIDA, Lilian Maria de; ALVES, Tarcyo Miranda. Práticas educativas e curriculares na educação infantil: currículo posto e currículo praticado. Dialogia, [S. l.], n. 32, p. 292–306, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N32.11645. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/11645. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos