A prática da formatura na educação superior: apontamentos para uma reflexão

Autores

  • Ediana Abreu Avelar PROPED/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v6i0.1119

Palavras-chave:

Educação. Formatura. Imaginário.

Resumo

Neste estudo, tenciona-se identificar e analisar o sentido do rito da colação de grau no ensino superior, cuja significação permanece inalterada desde a sua institucionalização. Nesta investigação, descreve-se a acepção das formaturas atuais para destacar a realização desse ato institucional, cujos aspectos se realizam, repetidamente, de modo acrítico. A outorga do grau é uma ação obrigatória para os concluintes da educação superior, mas os arranjos festivos para a realização da formatura solene deslocam a atenção dos sujeitos participantes, levando-os a uma representação alienada de pouco controle nos espaços acadêmicos.

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Biografia do Autor

Ediana Abreu Avelar, PROPED/UERJ

Mestre em Educação – UCP; Graduada em Comunicação Social – Facha; Coordenadora do Curso de Publicidade da Universidade Veiga de Almeida (UVA); Professora-substituta da ECO/ UFRJ; Pesquisadora do GT Ideário Republicano PROPED/UERJ. Rio de Janeiro – RJ

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Publicado

29.07.2008

Como Citar

AVELAR, Ediana Abreu. A prática da formatura na educação superior: apontamentos para uma reflexão. Dialogia, [S. l.], v. 6, p. 149–156, 2008. DOI: 10.5585/dialogia.v6i0.1119. Disponível em: https://uninove.emnuvens.com.br/dialogia/article/view/1119. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos