n. 20 – Currículo na Educação Básica

26.06.2014

A Comissão Editorial de Dialogia informa que estão abertas as inscrições para a proposição de artigos à seção Dossiê Temático, cujo tema da edição n. 20 (Dez./2014) será “Currículo na Educação Básica”, observados ementa geral e prazos abaixo discriminados:
. Até 22 de Julho - Resumo de, no máximo, 500 palavras, contendo: abordagem pretendida, objeto e universo contemplados e metodologia utilizada, além de Título, Palavras-Chave (até 5) e Bibliografia Básica                                                                   
Até 31 de Julho - Resposta dos editores                                                                         
Até 22 de setembro - Submissão do artigo definitivo, estruturado segundo as normas de publicação da Revista.
 
Ementa geral
Dado o fato de que as escolas constituem uma instituição social, elas sempre foram questionadas quanto a sua relevância e pertinência sociais, entre outros tantos temas. As respostas a essas questões geralmente vêm na forma de uma grade curricular, por sua vez composta de disciplinas que buscam difundir, por meios apropriados, a linguagem e o discurso científicos, abarcando o que se costuma referir como patrimônio cultural acumulado pela humanidade. À escola clássica caberia, então, a especializada e específica função de propor a organização de conteúdos científicos dispostos em uma organização didática adequada dos meios de ensino. Se assim é, pode-se dizer que a principal resposta da escola a tais demandas vêm na forma de um currículo. Contemporaneamente, as escolas básicas estão orientadas pelo princípio da gestão democrática e por uma relação interativa com as comunidades, o que leva ao debate da natureza e da forma de produção / difusão do currículo na práxis escolar.  
Responderia, o currículo, a perguntas clássicas tais como: Quais as relações do currículo com as demandas da sociedade? Ele reflete uma ideia de sociedade? Constitui um discurso de uma determinada sociedade sobre ela mesma? Representa uma construção histórica a refletir as ideologias socialmente presentes? Que tipo de cidadão a escola pretende formar? Como tratar as diretrizes curriculares nacionais? O que um estudante em formação precisa aprender? Qual a importância desse conhecimento para sua vida? Caberia a estudantes e comunidades propor conteúdos de formação escolar? Quais as especificidades curriculares dos diversos níveis de ensino da Escola Básica?