n. 23 – Ensino Médio: diagnósticos, desafios e propostas

06.01.2016

Convidamos pesquisadores e professores da Pós-Graduação em Educação e áreas afins a enviar artigos para o próximo número da Revista Dialogia, edição n.23 (junho/2016), cujo tema  será, “Ensino Médio: diagnósticos, desafios e propostas”, observados prazos e ementa geral  abaixo discriminados:

 

A submissão dos artigos, estruturados segundo as normas de publicação da Revista, deve ser realizada até o dia 14 de março de 2016.

 

Ementa: O ensino médio é uma importante etapa da educação básica que ainda carece de definições claras quanto à sua identidade e finalidades, pressionado entre o ensino fundamental e a possibilidade de ingresso no ensino superior; entre a educação geral para a vida e a preparação para o mercado de trabalho, em perspectiva de profissionalização.

No Plano Nacional de Educação em vigor, corresponde à meta 3, em busca da universalização de oferta e ampliação da permanência e da conclusão. As estratégias previstas envolvem uma programação nacional de renovação do ensino médio; a questão do currículo, tanto no que diz respeito à base comum, quanto à aplicação de metodologias mais adequadas a essa etapa de escolarização; o planejamento de um ensino médio alinhado com as questões urbanas, mas também um ensino médio que considere o campo; e, muito importante: a busca ativa de adolescentes de 15 a 17 anos que estão fora da escola. Vivemos a fase final do chamado “bônus demográfico” e, com ela, ainda enfrentamos o fenômeno da juventude nem nem nem (nem estuda, nem trabalha, nem procura trabalho). Jovens que tendem a engrossar as estatísticas dos atingidos pela violência e pelas drogas.

Esse universo temático, portanto, aponta para questões variadas que envolvem a juventude, nessa modalidade educacional e é a ele que este número de Dialogia se dedica.